O Corpo de Bombeiros de Picos registrou nos últimos meses um aumento alarmante de focos de incêndios na região.  Por conta do tempo mais seco, esse período do ano é propício para a propagação do fogo. Segundo o comandante da corporação Hamylton Lemos, a maioria dos casos é causada pelo ser humano, seja para destruição de resíduos como lixo ou para limpar terreno.  O comandante comentou ainda que o incêndio que aconteceu na cidade de Pio IX já foi controlado.

Diante do número de ocorrências, o Corpo de Bombeiros adiantou que possui um Plano de Operações em execução para aumentar a capacidade de resposta, aumentando o número de guarnições para o atendimento a este tipo de ocorrência e palestrando nas localidades.

Hamylton Lemos disse ainda que nas localidades que o Corpo de Bombeiros realizou palestras, a probabilidade de acontecer incêndio é menor e caso aconteça, tem mais eficiência no combate.

“ Houve um aumento considerado nas chamadas, principalmente nos locais onde não ministramos palestras, diga-se de passagem, que tanto em Pimenteiras e Pio IX nós estivemos lá, fizemos palestras, e por isso foi um fator preponderante esse êxito do combate ao incêndio, porque as pessoas souberam como nos acionar, mandaram fotos e vídeos para a gente saber como estava a situação lá”.

Para formalizar denúncias de queimadas irregulares, a população pode ajudar o Corpo de Bombeiros enviado fotos e vídeos ou ligando para 193, a pessoa que enviar as informações terá sua identidade em sigilo.

Confira a entrevistas

Hamylton Lemos