Início Destaque Morre Joaquim Teixeira, ex-presidente da Comasul

Morre Joaquim Teixeira, ex-presidente da Comasul

Faleceu na noite deste sábado (01), vítima de falência múltipla dos órgãos, o ex-presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Sussuapara (COMASUL), Joaquim Gonsalves Teixeira. Ele estava internado desde o início da semana no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

Natural do município de Geminiano, Joaquim Teixeira foi um dos primeiros professores da Rede Estadual de Ensino, atuando no então povoado Varginha, onde lecionou por quase uma década. Homem com fortes princípios, Joaquim Teixeira, teve que fazer uma difícil escolha no final da década de 70, abandonar a docência para ajudar a construir a história do cooperativismo na macrorregião.

O professor foi um dos sócios fundadores da cooperativa juntamente com os demais produtores rurais que lutavam com o intuito de defender os interesses dos agricultores e da sobrevivência e crescimento da atividade rural. Detentor de um perfil conciliador, ele presidiu a entidade por quatro mandatos e militou no movimento cooperativista por mais de 25 anos.

Em sua trajetória, Joaquim também militou na política, ele disputou o pleito de 2004 como candidato a prefeito de Geminiano pelo Partido dos Trabalhadores (PT), na época, percorreu todas as localidades do município de bicicleta, pregando a importância do voto consciente.

O corpo está sendo velado em sua residência, no povoado Morrinhos, e será transladado para a comunidade Baixio de Geminiano, onde ocorrerá o sepultamento no cemitério da família. Joaquim Teixeira faleceu aos 75 anos, deixando a esposa e seis filhos.