Início Destaque Projeto quer recolhimento de arma de policial investigado no Piauí

Projeto quer recolhimento de arma de policial investigado no Piauí

Projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) quer garantir a obrigatoriedade de recolhimento de arma de fogo de servidor da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agentes do Sistema Penitenciários que forem indiciados em inquérito policial ou estiverem com medida protetiva judicial decretada por crime de violência doméstica contra a mulher.

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Henrique Pires (MDB). Consta no projeto que a arma deverá ser recolhida até a conclusão do processo judicial e que o delegado de polícia responsável pelo inquérito deverá comunicar à corporação para que tome as providências para o recolhimento da arma de fogo.

Na justificativa para aprovação da proposta, o parlamentar explicou que a Organização Mundial Brasil (OMS) aponta que o Brasil é o 5º país do mundo onde mais morrem mulheres por violência, sendo que a arma de fogo é o meio mais usado.

“O presente projeto tem como objetivo aumentar a proteção das mulheres em relação ao enorme número de armas de fogo em circulação em nosso país e assim tentar reduzir os vergonhosos números de violência contra a mulher. A presente proposta vem para somar, de modo a obstruir ainda mais as chances de cometimento de feminicídio, crime que cresce assustadoramente a cada dia”, afirmou o parlamentar em sua justificativa.

GP1