Início Destaque Picos recebe o evento “Transportando Saúde nas Cidades” do SEST SENAT

Picos recebe o evento “Transportando Saúde nas Cidades” do SEST SENAT

O evento acontece na Rua Coronel Antônio Rodrigues, no Centro da cidade.

O SEST SENAT está provendo em Picos o Projeto Transportando Saúde nas Cidades, que tem como objetivo oferecer melhores condições de saúde aos trabalhadores do transporte e contribuir para um trânsito mais seguro.

A ação oferece atendimentos de saúde aos taxistas e mototaxistas. Esses profissionais do transporte contarão com atendimento odontológico; orientações posturais; orientações nutricionais e avaliação física; imunização e orientações psicológicas, tudo de forma gratuita pelo SEST SENAT.

O diretor da unidade de Picos, Rodrigo Saburido, explicou como é realizada a ação e sua importância para os trabalhadores do setor de transporte.

Diretor da unidade de Picos, Rodrigo Saburido

“O SEST SENAT tem procurado estar mais perto do trabalhador desse setor. O nosso público alvo são pessoas que exercem funções que não tem muito tempo para se dedicar à saúde, que são caminhoneiros, taxistas, mototaxistas, que precisam trabalhar muito tempo e se preocupam pouco com a sua qualidade de vida. Então eu acho de suma importância esse evento que o SEST SENAT faz, hoje está sendo executado nacionalmente em 148 cidades onde tem edição do SEST SENAT”, destacou.

A psicóloga do SEST SENAT, Layse Soares, destaca a necessidade do atendimento na sua área e afirma que durante todo o dia de hoje, durante a promoção do projeto, serão prestadas orientações para a categoria.

A psicóloga do SEST SENAT, Layse Soares

“O serviço de psicologia atua no sentido de orientar sobre as melhores práticas para a condução da vida, para hábitos saudáveis que vão promover bem-estar emocional, como essas pessoas enfrentam os stress no trânsito, as dificuldades da vida diária. Então o serviço de psicologia vem avaliar e orientar esses profissionais para que eles busquem o atendimento especializado na unidade”, instruiu.

O fisioterapeuta, Lucas Santos, fala da importância do seu trabalho com os motoristas de taxi e mototaxistas. Ele afirma que o dia a dia desses profissionais requer uma atenção maior para a questão física, principalmente pela postura que é praticada por um longo período de tempo por eles.

“A profissão deles, é uma profissão é um pouco extenuante, ou por passar muito tempo na mesma posição, ou por passar por locais que tenham buracos, lombadas, isso tudo pode gerar problemas na coluna, ou em membros superiores, ou inferiores e tudo isso pode gerar problemas agudos ou crônicos, aí onde a fisioterapia entra, e o SEST SENAT tem toda uma estrutura para fazer uma avaliação e a reabilitação desses profissionais”, disse.

O mototaxista, Edivan Bezerra, elogiou o evento e disse que toda a sua família é assistida pelo programa de atendimento à saúde ofertado pelo SEST SENAT. “A gente só tem que agradecer, porque graças a Deus, depois que essa empresa se ampliou, ela tem nos ajudado em vários aspectos, na área de saúde, na área de transporte, nas formações, que a gente também tem essa colaboração deles para conosco e para a gente é de bom grado tudo que eles têm feito por nossa classe”.

Edivan Bezerra disse também que não só ele, mas toda sua família recebe o atendimento de saúde da unidade.

As ações do projeto em Picos seguem até as 18 horas desta quinta-feira (23) na Rua Coronel Antônio Rodrigues, no Centro da cidade.