O Hemocentro Regional de Picos, nos últimos meses, está com baixa na quantidade de bolsas de sangue para determinados tipos sanguíneos, necessitando de doações para normalização do estoque.

A coordenadora de Serviço Social do Hemocentro de Picos, Ana Paula Batista, informou que a unidade não atende somente o município, mais toda a macrorregião e quando apresenta este tipo de deficiência, é necessário solicitar no Hemopi da capital Teresina.

“Os nossos estoques aqui do Hemocentro, em relação as bolsas de sangue, é um dilema diário porque nós convivemos em uma situação bastante delicada que é as situações dos hospitais, das cirurgias eletivas, de urgências, que vem em decorrência de outros municípios, então assim, eu costumo dizer que nós matamos um leão a cada dia”, disse.

A assistente social fala da importância de os doadores assíduos retornarem e também para aqueles que nunca doaram, procurarem o centro e ajudar a quem precisa. “Nós precisamos que a população de Picos tome consciência e se sensibilize da importância de se tornar um doador de sangue”, resumiu.

Como doar

Para doar sangue, a especialista explica que o primordial é estar bem de saúde. A partir disso, deve comparecer no Hemocentro portando documento oficial com foto. Além disso, precisa pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis.

Confira a entrevista: Ana Paula Batista