Já está disponível a vacinação para bovinos e bubalinos contra febre aftosa no Piauí. A primeira etapa da campanha de 2019 teve início em 02 de maio e segue o dia 31. Já a certificação da imunização do rebanho, segue até o dia 15 de junho.

De acordo com o médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) de Picos, Edilton Pedro Silva, após a vacinação, o criador deve procurar o escritório do órgão em seus municípios para realizar a certificação, sendo esta obrigatória para que o criador não fique inadimplente, o que pode resultar em aplicação de multas.

O veterinário explica que as vacinas já estão disponíveis nas casas veterinárias, e orienta que a qualidade da vacina mudou. “A dose para cada animal que era de 5CC passou para apenas 2CC e o diluente é outro, não causa mais aquele abcesso, os animais não vai ter abcesso, vai ser igual aquelas vacinas comuns, não vai ter mais nenhum edema e não incha”, explicou.

Edilton reforçou que, nessa campanha, os animais recém-nascidos até adultos devem ser vacinados. Na campanha de 2018 somente animais de até dois anos de idade foram vacinados.

Confira a entrevista: Edilton Pedro Silva