Início Colunas PANORAMA: Quanto custa uma adesão na bolsa de valores da política picoense?

PANORAMA: Quanto custa uma adesão na bolsa de valores da política picoense?

Será que foi isso?
O vereador Afonsinho (Progressistas) aderiu à base aliada do prefeito Padre Walmir Lima (PT). O parlamentar alegou que um dos motivos de ter aceito o convite foi ter sido isolado das reuniões da bancada de oposição. O vereador jura de pés juntos que o atrativo maior não foram os cargos oferecidos pelo agora aliado petista, mas, com a adesão, Afonsinho ganhou o direito de indicar o irmão para a secretaria de Agricultura e mais um aliado para a coordenação Municipal de Defesa Civil.

Pergunta
Uma liderança ligada ao ex-prefeito Gil Paraibano lembrou que quando foi para o vereador Afonsinho declarar apoio ao presidente da Câmara Municipal Hugo Victor (MDB) na eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa, este também convidou os vereadores Dedé Monteiro (PPS) e Toinho de Chicá (Progressistas). Agora, este mesmo curioso quer saber se o parlamentar fez o convite para os referidos colegas também fazerem parte do banquete do Padre Walmir.

Vereador Afonsinho – Foto: Maria Moura

Nem o Chico sabe
O vereador Afonsinho ainda não indicou o nome que vai assumir a Coordenação Municipal da Defesa Civil. Será que tem caroço no angu ou como diz trecho da famosa canção do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, o que será, que será que o grupo anda combinando no breu das tocas?

História de pescador
Certa vez em um reino de muitos picos, o rei havia perdido alguns peixes do seu aquário. Sua majestade então delegou um serviçal a ir pescar para recompor seu cardume. Seu auxiliar fez várias tentativas, mas, a espécie de peixe preferido pelo rei não fisgava a isca. Então o chefe do reinado foi orientado a autorizar o seu subalterno a usar duas iscas. Pois não é que na primeira tentativa o peixe desejado pelo rei fisgou o anzol.

Vivos
Um grupo de lideranças que que fazem oposição ao prefeito Padre Walmir Lima (PT) se reuniu no meio de semana em um hotel da cidade. A pauta da reunião está sendo mantida a sete chaves pelos integrantes da frente oposicionista. Mas, segundo um passarinho, vem surpresa por aí.

 

Sentiu
O prefeito Walmir Lima garante que o ex-secretário de Agricultura José Venâncio de Sousa, o “Dudé”, tinha total ciência da interinidade no cargo. Mas, segundo uma fonte palaciana, ao que tudo indica o petista havia se habituado à cadeira e a confirmação de que deixaria o posto desceu meio atravessada. Se é verdade ou não, o certo é que o petista não deu o ar da graça na solenidade de posse dos novos integrantes da equipe do prefeito.

Coisas da politica
Comenta-se pelas bandas da Sussuapara que falta muito pouco para que um acordo político inimaginável seja fechado no município. Segundo um passarinho, o ex-prefeito Miguel Rocha (MDB) poderá ser o companheiro de chapa do bioquímico Naerton Moura (Progressistas) na eleição de 2020.

Borrifaram
Que os petistas do município de Itainópolis sempre foram uma pedra no sapado do ex-deputado Mainha (Progressistas), não é novidade para ninguém. E ao que tudo indica o veto do governador Wellington Dias (PT) ao nome de Mainha para ocupar a Secretaria Estadual do Meio Ambiente tem a ver com uma borrifada aplicada por dirigentes da sigla. Os companheiros de partido do governador garantem que o suplente de deputado teria votado no ex-deputado Luciano Nunes (PSDB) para o governo do estado na eleição do ano passado e não no atual governador. E aí, será que Mainha tucanou mesmo?

Estão de volta
O movimento da “Direita Picoense” está se articulando para participar do processo eleitoral no próximo ano no município. Com forte atuação em defesa da candidatura do atual presidente da república Jair Bolsonaro, os militantes agora se preparam para disputar o poder local. O grupo está conversando com o empresário Júnior Nobre, e ao que tudo indica esta será a aposta dos direitistas para o embate eleitoral no ano vem.

No atacado
A prefeita de Santana do Piauí, Maria José (Progressistas), passará a contar com oito vereadores na sua base de sustentação na Câmara Municipal. Após a vereadora Clarete Rabelo (MDB) declarar apoio a progressistas no próximo domingo (05), será a vez dos seus colegas de legenda Antônio de Hercília, Marcos Vinícius e Egivan Miguel, o Bodó.

Prefeita de Santana do Piauí, Maria José (PP) – Foto: José Maria Barros/GP1

A Coluna Panorama é assinada pelo jornalista Assis Santos, formado em Rádio e TV pelo Instituto ComRadio do Brasil e Coordenador do Departamento de Jornalismo do Sistema de Comunicação de Picos – SCP.