A Campanha de Vacinação Contra a Gripe teve início no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio em todo país. O dia da mobilização nacional está previsto para acontecer no dia 4 de maio. Essa será a vigésima primeira ação realizada com o objetivo de reduzir o número de complicações, internações e até mesmo, os óbitos causados pelo Influenza.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Valdivânia Pacheco, essa campanha será dividida em duas partes, até o dia 19 de abril só serão vacinadas crianças, gestantes e puérperas. Segundo a coordenadora, essa divisão foi feita pelo Ministério da Saúde devido o ano de 2018 o Estado do Piauí, não ter atingido a meta nesses três grupos prioritários. Valdivânia, explica que os demais grupos só serão imunizados a partir do dia 22 de abril.

“ A partir do dia 22 a gente dá continuidade vacinando, além de quem a gente já estava vacinando, os demais grupos, que são os idosos, profissionais da área de saúde, professores da rede pública e privada, funcionários de sistema prisional e portadores de comorbidades. Então todos esses grupos serão vacinados a partir do dia 22”, disse.

A coordenador alerta que as pessoas com doenças crônicas devem levar uma autorização medica e as puérperas (Mulheres com 45 dias após o parto) devem levar o cartão da gestante ou o cartão de nascimento da criança.

Confira a entrevista

Valdivânia Pacheco