Dois vídeos amadores que mostravam infiltrações na parede da barragem Poço de Marruá viralizaram nas redes sociais na semana passada. As imagens deixaram assustada a população de Patos do Piauí, onde está situada a represa, que teme pelo seu rompimento, o que causaria um grande desastre na região.

Nesta segunda-feira (8), por telefone, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Geraldo Magela Barros, órgão responsável pela construção, monitoramento e manutenção da represa, concedeu entrevista ao portal Cidades na Net e descartou o risco de rompimento da parede da barragem.

O gestor reconheceu que existem infiltrações na parede, mas afirmou que as mesmas não oferecem risco para a estrutura. “Se fosse uma parede de terra, era uma situação de risco, mas nós estamos falando de uma parede de concreto que apresenta pequenas infiltrações, o que é previsível e não apresenta riscos para a estrutura, nessa situação.”, disse, destacando que as infiltrações estão sendo monitoradas.

Em fevereiro deste ano, o IDEPI fez uma inspeção na barragem. O relatório técnico, datado de 1º de fevereiro de 2019, foi assinado pelo engenheiro civil Roberval Correia de Melo Silva. Em relação a estrutura, o documento cita a existência de surgência de água. “Na parte central (sangradouro), foi observado alguns pontos de surgência de água, possivelmente da drenagem interna da galeria, a qual deverá ser inspecionada mais detalhadamente.”

O relatório fazem referência a problemas na casa de comando das válvulas dispersoras, onde há infiltração de água com grande comprometimento dos equipamentos elétricos e hidromecânicos. O documento diz, ainda, que a abertura e o fechamento das válvulas dispersoras está sendo feito manualmente, pois a rede elétrica está desligada.

A represa

Poço Marruá está situada próximo à cidade de Patos do Piauí, barrando o rio Itaim, com uma capacidade de acúmulo de 293 milhões de metros cúbicos de água. Inaugurada em junho de 2010, a represa atingiu seu volume máximo de capacidade no ano seguinte, transbordando pela primeira vez. A represa tem uma parede com 42 metros de altura, 870 metros de comprimento e um sangradouro de 200 metros de largura.

Cidadesnanet