Início Destaque Homem se afoga no bairro Pedrinhas e é salvo por bombeiros de...

Homem se afoga no bairro Pedrinhas e é salvo por bombeiros de Picos

O Copo de Bombeiros de Picos atendeu uma ocorrência de afogamento neste domingo (07) no bairro Pedrinhas, onde um homem teria sido levado por um córrego e só não foi tragado pela correnteza porque se agarrou em um tronco. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, o tenente Hamylton Lemos, neste período chuvoso, sobretudo nos últimos quatro meses, há um aumento considerável no nível de água em açudes, barragens, rios, entre outros.

O comandante fala como aconteceu o resgate da vítima. “Ontem, por volta das 18h30, recebemos uma ligação de uma pessoa que teria caído nesse bueiro devido a uma correnteza e estava próximo a emergir. Então os bombeiros saíram de imediato, chegando ao local foi constatada a veracidade dos fatos, essa pessoa era um rapaz com 33 anos de idade, e estava em visível estado de embriaguez, mas o que mais dificultou o resgate dele é porque ele não tinha uma das mãos, estava embriagado e estava agarrado a um tronco de árvore e esse tronco de árvore foi que fez com que ele não fosse engolido pela correnteza. Fizemos uma amarração em um dos bombeiros e ele desceu até lá e conseguiu fazer o resgate”, contou.

O nome da vítima de afogamento não foi divulgado, mas ele está bem e não sofreu nenhuma lesão grave com o incidente.

Hamylton Lemos destaca os cuidados que devem ser tomados neste período de cheias.

“O comandante geral do Corpo de Bombeiros também já nos avisou desses problemas que nós possamos vir a ter aqui em Picos e não apenas com relação à chuva. Essa água que está passando aqui por Picos, ela está vindo dessas cidades que estão chovendo atualmente, então não se deve deixar enganar apenas pela questão da chuva e sim porque essa água pode subir a qualquer momento, já que está vindo de outras localidades que estão chovendo momentaneamente. Uma das coisas que mais complica é o volume rápido do aumento de água, então se você estiver em sua residência e estiver com risco de alagamento, deve acionar uma equipe de resgate”.

Locais de risco

O comandante afirmou também que o órgão trabalha em parceria com a Defesa Civil e também com policiais militares para atuarem em situações de emergência, principalmente no que se refere à alagamentos.

“A polícia militar já disponibilizou trinta alunos do curso de formação de sargentos para estarem conosco atuando de imediato, semana passada atuamos em um desabamento e em alagamentos, e essas instituições unidas já deram resultado. Agora nós estamos fazendo uma prevenção, já foram vistoriados todos os locais aqui de Picos e a prefeitura já está fazendo a manutenção dos locais já estragados”.

Riscos com aparelhos elétricos

O tenente do Corpo de Bombeiros fez um alerta sobre os aparelhos ligados à energia durante um alagamento.

“Mas estando em sua residência e havendo alagamentos, a primeira coisa, desligar aparelhos elétricos, não estou vendo a mídia em cima disso, mas é um grande risco, principalmente a geladeira, porque se não fechar um curto durante a imersão na água, ela pode transferir energia para quem estiver perto, porque é um grande condutor de energia, e assim a pessoa morrer. E de preferência, desligar os aparelhos elétricos”, orientou.

Hamylton Lemos falou ainda sobre o aparecimento em residências de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões e também alguns inusitados, como jacaré; ele instrui para que a população não tente capturar ou matar esses animais, pois o resgate deve ser feito pelos bombeiros.

O Copo de Bombeiros de Picos pode ser acionado pelo telefone 193. O chamado é gratuito e está disponível 24 horas por dia.

Confira todas as informações e orientações feitas por Hamylton Lemos