A Secretaria de Agricultura de Geminiano fez nesta quinta-feira, 04, a distribuição de 10 mil alevinos para produtores de cinco comunidades rurais do município.

Os alevinos foram inseridos em barreiros e açudes, onde as famílias ficarão responsáveis pelo manejo para a criação dos mesmos. Foram distribuídos mil alevinos nos barreiros das localidades Múquem, Queimada Bonita, Assentamento Barreiros, Baixio da Cacimbinha, e no açude do Assentamento União, onde foram colocados seis mil alevinos por ser de maior porte.

A aquisição dos alevinos da espécie tambaqui é o resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, como alternativa de renda, que beneficiará produtores e agricultores familiares de Geminiano.

A distribuição dos alevinos foi realizado pela secretária de Agricultura Eufrázia Nascimento, o vereador Elizio João do Carmo, o ‘Elizin de João Rael’ e Roque Gonçalves.

A secretária de Agricultura, Eufrázia do Nascimento Souza, disse que ação visa apoiar e fomentar as atividades dos agricultores, que realmente tem a determinação de desenvolver sua atividade. Quando ainda frisou a satisfação de ajudar a promover ações que beneficiam o homem do campo, que é quem mais precisa.

A gestora da pasta informou que além de distribuir os alevinos, a Secretaria de Agricultura junto ao Emater deu todo apoio técnico, quando foi realizado um treinamento básico sobre o sistema de criação dos alevinos.

O vereador Elizin , disse que ação é muito importante e que junto a gestão muito outros investimentos serão realizado nesse sentido. “A ação é muita positiva para ajudar a disseminar a prática da piscicultura no município, proporcionando a diversificação da produção para que os agricultores tenham mais possibilidades de renda, através dessa atividade. E como esse é um peixe que não produz, vamos continuar buscando parcerias para que seja feito a reposição, após o período de pesca” explicou o vereador que ainda falou sobre o desejo de melhorar a estrutura do açude para um melhor acúmulo de água, também como forma de ampliar a atividade na região.

Um dos beneficiados, Edmundo de Sousa, que é produtor, agricultor, apicultor, e vice-presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Assentamento União, frisou que vê a ação com bons olhos. “Acredito que são iniciativas como essa, que alavancam a economia do município, e por isso merece ser parabenizada. Através dessas parcerias a gente nota que tem uma sensibilidade para com a população que aqui vive, e que não trata as coisas com politicagem, mas sim, com as políticas públicas que realmente precisamos, aquela que dá resultado e traz melhorias”, disse.

Ele ainda destacou que ação de início já causa um impacto. “Percebemos o empenho do gestor em trazer uma novidades para as comunidades rurais, então por si só já é uma atitude louvável, além do que, daqui seis meses, teremos peixes pesando em torno de 1 k, então se colocarmos isso em conta vai somar seis mil quilos de alimentos, por isso, é algo que não poder ser menosprezado e sim elogiado e incentivado cada vez mais”, finalizou.

Em conversa, o prefeito de Geminiano, Erculano Carvalho, agradeceu a parceria com o SDR e falou sobre a ação “É algo que estamos fazendo com responsabilidade, incentivar a agricultura familiar inserir em sua renda a piscicultura e por isso agradecemos o empenho e a parceria dos envolvidos nesta ação, onde nosso foco é sempre melhorar a vida dos agricultores”, pontuou o chefe do Executivo.

Cidadesnanet