O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Justiça, nomeou 25 novos agentes penitenciários nesta quarta (03). A posse deu prosseguimento ao calendário de nomeações que em 2019 já nomeou 100 novos agentes de segurança penitenciária. Nesta quinta-feira, dia 04, os novos servidores participam de audiência de lotação, onde serão direcionados para as unidades prisionais.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, adiantou sobre o papel estratégico dos novos agentes para o funcionamento da nova unidade penal do Estado, a Cadeia Pública de Altos, com mais de 600 novas vagas, tem previsão de ser inaugurada nos próximos meses..

“A maioria deve trabalhar na nova unidade prisional conhecendo inicialmente a estrutura física e o planejamento para o seu funcionamento. Essas nomeações nos motiva, nos dá mais ânimo e mais responsabilidade”, informou Oliveira.

Acompanhada da mãe, a nova agente Raísa Macêdo falou em nome da turma. “Dia de gratidão, de agradecer a Deus e lembrar o quanto foi dura e árdua a nossa batalha. Mas hoje é um dia de vitória. Que nós entremos com o mesmo espírito que saímos do curso de formação: com um sentimento de mudança para o sistema prisional“, comemorou.

Além dos termos de posse e dos certificados da Academia de Formação Penitenciária (Acadepen), os agentes também receberam uma placa em homenagem a turma, que contou com a participação de professores da Academia Nacional Penitenciária.

O diretor da Academia, Jacinto Teles, deu boas-vindas aos novos servidores e falou dos desafios da profissão. “O agente penitenciário é o verdadeiro executor da Lei de Execução Penal. Os desafios são grandes do sistema. Temos satisfação de agradecer a formação que esses agentes receberam. Compatibilizamos as disciplinas teóricas com a parte operacional em diversas disciplinas formativas”, informou.

Novas nomeações

Sobre novas nomeações o secretário Daniel Oliveira deu um novo indicativo. “Estamos atentos e nos programando para, dentro do calendário do governo, dar andamento às nomeações. A previsão é de no próximo quadrimestre o governo tenha um novo balanço em relação às finanças e possamos apontar um calendário de andamento”, informou.

Cidade Verde