Início Destaque CTA de Picos registra nove casos de Aids e 27 de Sífilis...

CTA de Picos registra nove casos de Aids e 27 de Sífilis nos primeiros 50 dias de 2019

CTA de Picos

A quantidade de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis registrados nos dois primeiros meses de 2019 é considerada bastante elevada, é o que afirma a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos, Isabel Fontes.

A coordenadora trouxe os dados registrados em 2019 pelo centro, segundo ela, este ano já foram registrados nove casos de Aids, um número considerado alto para o segundo mês do ano. De sífilis já foram notificados 27 casos e 04 de Hepatite C.

Outro fator que chamou bastante a atenção dos profissionais que atendem no CTA de Picos, é que todos os registros têm em sua maioria incidência entre homens.

Aids: 06 homens e 03 mulheres;
Sífilis: 13 homens, 07 mulheres e 07 em gestantes;
Hepatite C: 03 homens e 01 mulher.

Isabel fez um alerta às gestantes para se atentarem aos exames necessários durante a gravidez para evitar que a criança venha a nascer com sífilis congênita, por exemplo. Ela ressalta também a importância de o parceiro também fazer o tratamento para evitar a reinfecção no caso da Sífilis.

Dados

Durante todo o ano de 2018, o CTA de Picos só notificou três casos de Hepatite C. De Aids foram 24 no ano passado e 23 em 2017. 

Carnaval

Equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos atuarão durante o Carnaval de Picos. De acordo Isabel Fontes, serão distribuídos durante todos os dias de festa kits preventivos, que são preservativos masculinos, femininos e lubrificantes para os foliões; além de panfletos informativos.

CTA

Para solicitar exames realizados no CTA, o paciente deve estar munido do cartão do SUS e um documento de identificação. O prédio fica localizado na Rua Coronel Francisco Santos, Centro de Picos e está aberto das 07 h às 13 h de segunda a sexta.

CONFIRA AS ENTREVISTAS COM ISABEL FONTES