Início Destaque PANORAMA: Petebistas picoenses estão iguais a peixe em cacimba seca

PANORAMA: Petebistas picoenses estão iguais a peixe em cacimba seca

Deputado Estadual Nerinho - Foto: Reprodução
banner2

Está vivo
O deputado José Icemar Lavor Neri, o Nerinho, disse que o PTB em Picos está mais vivo do que nunca. Segundo ele, a legenda perdeu algumas lideranças ano passado, mas os bons quadros permanecem na sigla. Então, se os bons ficaram, os que saíram eram o quê mesmo?

Um camarada a menos
O diretório municipal do PCdoB deixa de contar a partir de agora com o advogado Glauber Silva. O camarada ocupava a vice-presidência da legenda, mas pediu sua desfiliação. Ele garante que tem muita amizade dentro da sigla, porém, não concorda com a estratégia dos comunistas para o futuro da agremiação partidária.

Momento Novo
O advogado Glauber Silva apresentou como justificativa ao PCdoB para o desligamento da sigla comunista a sua integração ao movimento social Recicla Picos. O movimento será composto de profissionais de várias áreas, estudantes e sindicalistas. A mobilização é semelhante ao finado “Muda Picos”, a diferença é que alguns dos seus futuros integrantes não descartam a possibilidade de disputarem um cargo eletivo num futuro breve.

Glauber Silva

Não é bem assim
Em Sussuapara, o vice-prefeito Naerton Moura é pré-candidato ao cargo máximo do município em 2020. Seus seguidores políticos dizem que o nome do biomédico é tão forte que poderá nem ter concorrente, mas, segundo um observador da política sussuaparense, também há quem diga que um parente do pré-candidato poderá entrar na disputa e ser uma pedra no meio do caminho do biomédico. Quem será?

Padre Walmir Lima festeja formatura em Direito – Foto: Reprodução/Instagram

Errou o disco
A formatura é um momento muito marcante, seja do ABC, do término do ensino fundamental, médio ou a tão sonhada faculdade. E um detalhe importante para o formando é a escolha da música de entrada. O prefeito Walmir Lima (PT), que concluiu o curso de Direito recentemente, escolheu o hit do músico Aldair Playboy “Quem Manda Aqui Sou Eu”. Mas, para um petebista picoense que anda com o gestor meio atravessado na goela após o rompimento, o refrão da música escolhida deveria ser o contrário: “Quem obedece aqui sou eu”. O que será que ele quis dizer com isso?

Perigo a vista
Segundo comentários da “Rádio Calçada”, o vice-prefeito de um certo município da região de Picos está prestes a levar uma rasteira do seu colega de chapa. Por lá, a ideia do mandatário maior é compor com antigos adversários e colocar o grupo do seu aliado para escanteio.

Bloco na Rua
O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Picos, Zacarias Teixeira, afirmou a este colunista que o PT tem três pré-candidatos à sucessão do prefeito Padre Walmir, sendo eles o próprio Zacarias, o vereador Wellington Dantas e a jornalista e secretária do Meio Ambiente Maria Santana. Esta última, embora ainda não esteja filiada, foi lançada recentemente pelo prefeito para pleitear a cadeira mais cobiçada do Palácio Coelho Rodrigues.

Zacarias Teixeira, Wellington Dantas e Maria Santana – Fotos: Reprodução

Será?
O apoio dos vereadores oposicionistas à reeleição do vereador Hugo Victor (MDB) para presidência da Câmara de Picos foi considerado por analistas da política local um sério indicativo de que o ex-prefeito Gil Paraibano teria jogado a toalha em relação à disputa eleitoral de 2020. Mas, contrariando as expectativas, pessoas bem próximas a Paraibano dizem que ele está mais disposto do que nunca a brigar pelo comando do município modelo.

Gil Paraibano (PP) – Foto: José Maria Barros/GP1

Que comecem os trabalhos!

O prefeito Padre Walmir Lima (PT) compareceu pessoalmente à Câmara Municipal de Picos para levar a mensagem do Executivo aos vereadores e à população picoense. O gestor disse que 2018 foi um ano de muitos desafios, muitos deles já superados, e ainda fez várias promessas para o novo ano.

Padre Walmir na abertura do Ano Legislativo – Foto: Reprodução

Não agradou

Já o vereador irmão Zé Luís (PTB) disse que esperava mais da mensagem levada pelo prefeito. Segundo o parlamentar, a maioria das ações anunciadas por Padre Walmir são de responsabilidade de outras esferas de governo. O desagrado foi tanto que outro petebista que acompanhou atentamente a leitura da mensagem disse que ela foi igual a caldo de peteca: insosso e servido em caco de cuia.

Vereador José Luís de Carvalho
banner2