As inscrições para a 22ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) estão abertas. Neste ano, a prova será aplicada em 17 de maio e as escolas públicas e particulares brasileiras podem se inscrever pelo site da OBA até 17 de março.

Realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA distribui cerca de 50 mil medalhas por ano – em 2018, 776.338 estudantes de 8.456 escolas (duas delas do Japão) participaram do evento.

Para ajudar na preparação dos estudantes, a OBA tem um aplicativo de celular, tablets e computadores com vídeos e provas e gabaritos de edições anteriores.

Segundo João Canalle, que é astrônomo na Uerj e coordenador nacional da olimpíada, o objetivo é “promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”.

Mostra de Foguetes

As escolas de ensinos fundamental e médio também já podem se inscrever para a 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), que, segundo a OBA, “avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante”.

As inscrições também terminam em 17 de março e as equipes são divididas em quatro níveis, com base no ano em que cada participante estuda. Há também a possibilidade de participação individual dos estudantes.

Os ex-alunos do ensino médio também podem participar, desde que representem as escolas onde estudaram.

G1