Início Destaque Atividades relativas ao “Janeiro Branco” encerram nesta sexta (25) em Picos

Atividades relativas ao “Janeiro Branco” encerram nesta sexta (25) em Picos

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Saúde Mental, iniciou uma série de atividades relativas à campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental. Com o título “Janeiro Branco”, as ações visam ainda estimular a qualidade de vida da população.

O Centro de Atenção Psicossocial CAPS II e CAPS AD II organizou uma programação que teve início no dia 14 deste mês e segue até a próxima sexta-feira (25). O trabalho conta com palestras, oficinas, roda de conversa e um bate papo para falar de saúde mental.

A coordenadora municipal de Saúde Mental, Santyla Brandão, fala sobre a finalidade do evento.

Coordenadora municipal de Saúde Mental, Santyla Brandão (Foto: Daniela Meneses)

“O objetivo do Janeiro Branco, dessa temática, é mobilizar a sociedade acerca da saúde mental […]. A gente pensa que janeiro é o primeiro mês do ano, que a gente precisa estar fazendo uma reflexão sobre a nossa vida, sobre a valorização da vida, quais os nossos sentimentos. Então nós estamos fazendo essa campanha desde o dia 14 com os profissionais dos serviços de saúde mental que nós temos no município, que é o CAPS AD, álcool e drogas, e o CAPS II, que é para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, e a gente vem trabalhando essa temática”, acrescentou a profissional.

Santylla Brandão informou também que em Picos a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza atendimento psicossocial para a população e destacou a necessidade de falar sobre o tema, considerado por muitos um tabu.

“O nosso grande entrave é quebrar o tabu, o estigma acerca da saúde mental. A gente precisa sim falar dos nossos sentimentos, a gente precisa externalizar os nossos sentimentos e a gente precisa cuidar da nossa mente. A nossa grande batalha é tirar o estigma que procurar a [coordenadoria de] Saúde Mental é só um psicótico, não, todos nós temos uma loucura, temos nossas manias, e que a gente precisa sim saber lidar com nossos problemas e frustrações, e é para isso que a gente precisa criar espaços para discutir a saúde mental”, disse.

As atividades são direcionadas para os usuários CAPS II e CAPS AD II, seus familiares e também é aberto para a sociedade civil. Na quinta-feira (24) haverá uma roda de conversa na sede do SAMU, no bairro Ipueiras.

Uma roda de conversa com profissionais da área também será realizada no Grande Jornal – Grande Fm, 94,5 – a partir do meio dia na sexta-feira (25).

Atendimento

O município disponibiliza atendimento psicossocial gratuitamente. O usuário pode solicitar assistência no NASFs –Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que dispõe de um profissional de referência para a saúde mental, que é o psicólogo. Caso seja observada necessidade, o paciente é encaminhado para um atendimento mais especializado no CAPS.

CONFIRA AS ENTREVISTAS COM SANTYLA BRANDÃO