Início Destaque PANORAMA: Aliados estudam substituto de Padre Walmir em 2020

PANORAMA: Aliados estudam substituto de Padre Walmir em 2020

Depois de um período de férias, volto com a coluna Panorama no Portal Grande Picos. A partir desta semana você vai poder acompanhar os bastidores da política de Picos e macrorregião.

No Ar
Comenta-se que um ex-vereador picoense já começou a propagar por aí que um megaempresário – ou o filho deste – será candidato à Prefeitura de Picos em 2020. O político também indica que ele próprio ou alguém pertencente ao seu grupo será o candidato a vice. Essa engenharia seria avalizada pela “Força Oculta” e apadrinhada pelo Palácio Coelho Rodrigues.

Parecido
Em um processo eleitoral bastante conturbado o vereador Hugo Victor (MDB) conseguiu se reeleger presidente da Câmara Municipal de Picos. Para se manter no posto, o emedebista costurou um acordo com três parlamentares da bancada da oposição. A articulação foi tanta que, segundo um experiente político picoense, parece que o mandatário fez estágio com o atual presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), Temístocles Filho, que comanda a Casa há mais de uma década e também não quer soltar o osso.

Juntos e Misturados
Os progressistas Afonsinho e Toinho de Chicá, junto com o vereador Dedé Monteiro (PPS), decidiram votar no vereador Hugo Victor para presidência da Câmara, sendo que os dois primeiros compõem a direção da Mesa Diretora. Afonsinho, que é vice-presidente, garante que sua decisão em compor a chapa não irá interferir na sua atuação na bancada de oposição ao prefeito Walmir Lima (PT). Mas, na visão de um progressista meio xiita, é o mesmo que acreditar que Papai Noel existe e o ET de Varginha, não.

De volta às origens
Circula em todas as esquinas da cidade de Itainópolis que o ex-prefeito Zé Maia (PP) tentará voltar ao comando do município na eleição de 2020. Dizem que Maia está convicto de que seu companheiro de chapa sairá da base do atual prefeito Paulo Lopes (PDT). É aguardar para ver!

Restos a pagar
Corre pelos quatro cantos da cidade o boato de que passado todo o burburinho da eleição da Câmara Municipal de Picos, alguns vereadores foram se queixar de contas para um especialista no assunto. Dizem que esse os tranquilizou: “Não se preocupem com as contas!” Mas, ainda preocupados, os parlamentares retrucaram: “O senhor vai pagar?” Respondeu calmamente o bambambam: “Eu não pago, mas apago…”

Pegou mal

Ainda sobre a eleição para Mesa Diretora, um caloroso debate entre a colunista Socorro Costa e o vereador Afonsinho ganhou destaque nas redes sociais. Os dois divergiram sobre os fatos que levaram à reeleição de Hugo Victor e o vereador se excedeu no vocabulário quando se referia à colunista durante conversa em um aplicativo de troca de mensagens. A situação pegou mal para o parlamentar, especialmente num momento em que tanto se fala em respeito à mulher.

Vereador Afonsinho (PP) – Foto: Fabricia Rivas

Esperança
O vereador Antônio Joaquim Leal, o Antônio de Hercília (MDB), foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santana do Piauí para o biênio 2019/2020. A casa era presidida pelo vereador Geosmar Pedro de Aquino, o Bau (PSD). Ele foi criticado pela bancada da situação por dificultar a gestão da prefeita Maria José (Progressistas). Agora é esperar para ver se novo presidente vai ser também como “carne de tetéu” para a gestora.

O que será?
Seis dias após ter assumido o comando do município de São João da Canabrava, o vice-prefeito Edilberto de Sousa Lima (MDB) deixa o posto para o retorno da prefeita Mércia Abreu (MDB). Ele havia ocupado a cadeira principal em decorrência de um pedido da gestora sob a alegação de que tiraria um período de férias. O que se comenta por lá é que ou ele não quis seguir a cartilha do líder que conduz o grupo político ao qual pertence, ou então a prefeita não estava tão cansada assim.

Mal-assombrada
Segundo uma fonte palaciana existe uma secretaria no organograma da prefeitura de Picos que ninguém quer. Até um ex-gestor que foi retirado de lá já foi convidado a reassumir a pasta, mas recusou. O órgão já está sendo chamado de casa mal-assombrada.

Muda Picos
O advogado José Neto Monteiro foi exonerado da Secretaria de Comunicação de Picos, que agora será comandada pela jornalista e professora Mayara Ferreira. Monteiro, junto com Padre Walmir, foi um dos fundadores do movimento Muda Picos, alicerce da campanha do então sacerdote ao Palácio Coelho Rodrigues em 2012, eleito vice na chapa do ex-prefeito Kleber Eulálio. Na “Rádio Calçada” os comentários são de que alguns aliados não estavam satisfeitos com o desempenho da pasta no gerenciamento de crises envolvendo o Palácio Coelho Rodrigues.

José Neto Monteiro – Foto: Fabrícia Rivas

Querendo o troco
Na letra da música “Dezessete e Setecentos”, do saudoso Luís Gonzaga, o músico dizia: “Eu lhe dei vinte mil réis / Prá pagar três e trezentos / Você tem que me voltar / Dezesseis e setecentos!”. Pois do mesmo jeito da música está um vereador picoense com o prefeito Walmir Lima (PT). Nas suas contas,17-3=14. Então, ele quer o troco.