Início Destaque Doações de sangue no Hemocentro de Picos caem durante o final de...

Doações de sangue no Hemocentro de Picos caem durante o final de ano

banner2

Com as festas de final de ano, o número de doações de sangue cai e o Hemocentro Regional de Picos tem baixa no estoque. Essa redução preocupa, justamente porque é neste período que aumenta a demanda nos hospitais da região.

De acordo com a assistente social do Hemocentro, Francivalbia Carvalho, durante o mês de dezembro e os feriados prolongados, o órgão não conseguiu atingir a meta, e é nesse período que aumenta a necessidade de ter no estoque todos os tipos sanguíneos. O Hemocentro de Picos faz um alerta para que a população se sensibilize e doe sangue, a entidade funcionará normalmente, exceto nos dias 24 e 25 e 31 e 1 de janeiro.

“ Por conta do feriado prolongado as doações caem a metade do estoque por vez e infelizmente é uma época que mais tem pacientes que precisam de transfusão, tem registro nos últimos anos de doações abaixo da metade estabelecida para o mês de dezembro e janeiro, geralmente acontece a necessidade também de todos os tipos de sangue”, disse.

A assistente social explica que todos os tipos de sangue são necessários para estar salvado vidas. “É uma quantidade mínima que vai ajudar alguém, uma situação rápida se a pessoa estivesse se sentindo bem”, resumiu.

Confira a entrevista

Francivalbia Carvalho

 

banner2