Início Destaque 29 detentos participaram do Enem 2018 em Picos

29 detentos participaram do Enem 2018 em Picos

Penitenciária José de Deus Barros (Foto: Daniela Meneses)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram aplicadas nos dias 11 e 12 de dezembro para pessoas privadas de liberdade. Em Picos, 29 detentos da Penitenciária José de Deus Barros participaram da edição deste ano.

No ano passado, o Enem duplicou o número de pessoas privadas de liberdade aptas a concorrer a vagas em instituições de ensino superior no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2018.

O diretor do presídio, Sinval Hipólito, diz que acredita em várias aprovações, pois segundo ele, a unidade dá grandes incentivos educacionais aos encarcerados.

Sinval Hipólito

“É de grande importância, porque traz, não só a remissão de pena, mas traz conhecimento, um preparo para um psicológico sadio, um psicológico educacional, para um convívio com os seus familiares e o convívio para os demais detentos que se encontram nessa unidade prisional, então só traz benefícios”, frisou.

Na penitenciária masculina de Picos há aprovações no Enceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) deste ano e, segundo o diretor, estão sendo realizados cursos de capacitação em panificação e empreendedorismo no presídio.

“Nós temos sempre esse compromisso em tentar resgatar os detentos que se encontram nessa unidade prisional, para que eles sejam resgatados para uma sociedade justa para que eles se valorizem, valorizem a família. A nossa maior preocupação aqui, em primeiro lugar, é com a vida do detento, a vida dos seus familiares e com a saúde; saúde mental, espiritual e saúde física”, pontuou Sinval.

Em 2015, 223 detentos fizeram o Enem, o número cresceu em 2016, chegando a 478 internos inscritos. Em 2017, 313 reeducandos participaram do exame e este ano são 348 inscritos em todo Piauí.

CONFIRA A ENTREVISTA COM SINVAL HIPÓLITO