Início Destaque Parque de energia solar de Picos será construído no antigo lixão da...

Parque de energia solar de Picos será construído no antigo lixão da Altamira

Serão instaladas 23 mil placas solares

O projeto de construção de um parque de energia solar em Picos já está sendo elaborado. O investimento será de R$: 20 milhões de reais para a usina, que abastecerá a rede responsável pela iluminação pública da cidade.

O coordenador do Fundo Municipal de Iluminação Pública, Rômulo Costa, fala que atualmente a prefeitura paga mais de 380 mil de iluminação pública e que a energia produzida pelo parque daria a autossuficiência para a prefeitura, gerando uma economia de até 50% desse valor ao município.

Coordenador do Fundo Municipal de Iluminação Pública, Rômulo Costa (Foto: Daniela Meneses)

O espaço para sediar a usina está sendo projetado para ser no antigo lixão da Altamira. Serão instaladas 23 mil placas solares fotovoltaicas e a produção deve chegar a 650 mil quilowatts de energia por mês. O investimento será, em parte do recurso do Fundo de Iluminação Pública do município e via empréstimos.

Rômulo Costa disse também que há a perspectiva de reverter essa economia na conta de luz para a população, através da redução de taxas.

“Em poucos meses, que o investimento começar a retornar, com certeza vai ser diminuída a taxa de iluminação pública mais uma vez, a gente já diminuiu no início deste ano e vamos reduzir ainda mais, porque não vai ter necessidade do pagamento dessa fatura de 380 mil reais para a Eletrobras, o município vai ser autossuficiente. Ao invés da gente pagar 380 mil, a gente vai ter que pagar só a manutenção da usina, que é muito pouco e pagar as equipes somente para reposição de lâmpadas”, afirmou.

O coordenador disse ainda que se não houver alterações no cronograma, a usina deve ser inaugurada no próximo aniversário de Picos.

CONFIRA A ENTREVISTA COM RÔMULO COSTA