Início Destaque Fiscais da Adapi de Picos participam de capacitação sobre peste suína

Fiscais da Adapi de Picos participam de capacitação sobre peste suína

banner2

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária de Picos participaram de uma capacitação em Teresina, que teve como objetivo orientar sobre os cuidados que devem ser tomados a fim de se evitar surtos da peste suína clássica e de como lidar com a doença.

O médico veterinário e fiscal da unidade de Picos, Edilton Pedro, reforça a proibição de produtos suínos vindos do Ceará –local com grandes registros da virose. Segundo ele, as fiscalizações foram intensificadas a fim de combater a comercialização do animal vindo do estado vizinho.

“Nós tivemos uma capacitação com relação aos cuidados que nós devemos ter e muita fiscalização com a peste suína clássica, que é uma doença que acomete os porcos. E por ter vários surtos no Ceará, na região de Tianguá, e já sabemos que houve o foco no Crato, não podemos receber animais suínos que venham do Ceará, temos que ter muito cuidado com isso, porque se alguém comprar e a fiscalização pegar, os animais serão sacrificados”, disse.

Edilton Pedro afirmou que no Piauí ainda não houve nenhuma notificação da doença. O médico veterinário faz um alerta, pois mesmo o homem não contraindo a virose, ele pode ser um meio transmissor para os animais através do consumo de carne contaminada.

CONFIRA A ENTREVISTA COM EDILTON PEDRO

banner2