Início Destaque Proprietários de carros de som vão acionar MP contra resolução que proíbe...

Proprietários de carros de som vão acionar MP contra resolução que proíbe uso de microfones ao volante

Motoristas estão proibidos de utilizar microfone enquanto dirigem (Foto: Daniela Meneses)
banner2

Após a determinação do Conselho da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM), que delibera a proibição do uso de microfones ao volante por condutores de carros de propaganda, os donos dos veículos decidiram acionar o Ministério Público.

O grupo articulou uma audiência no órgão estadual, que acontecerá na próxima segunda-feira (17), às 09 horas, a fim de barrar a proibição. À equipe do Grande Picos, os proprietários de carros de som não quiseram gravar entrevista, mas afirmaram que já estão com um advogado para representa-los na justiça e que só se pronunciariam após a audiência no Ministério Público.

A nossa equipe conversou com a secretária da SEMAM, Maria Santana, que afirmou que a decisão não foi tomada por ela ao assumir o cargo, mas que a medida já estaria previamente estabelecida por lei e que agora está sendo posta em prática.

“Essa resolução foi só para colocar em prática o que já tem na Lei Orgânica Do Município, capítulo 11, nos incisos I e II, que já trata sobre a poluição sonora no município, e além de colocar os decibéis permitidos nos carros de som, ela trata também sobre o não uso do microfone por parte dos condutores”, disse Santana.

A secretária defendeu que a medida objetiva ainda segurança ao motorista, pois, segundo ela, além da poluição, falar ao microfone enquanto dirige pode causar algum acidente. “Nós não temos a intenção de punir ninguém, a intenção da Secretaria de Meio Ambiente, que hoje está fazendo essas blitz, em parceria com a Secretaria De Trânsito, é de fazer valer a lei que proíbe o uso de microfone por condutores da propaganda volante. Além da questão da poluição sonora, há também a problemática em relação ao trânsito, a segurança no trânsito, porque quando o condutor está com o microfone, é como se ele estivesse falando ao celular, ele pode se distrair e quem sabe até acontecer algum acidente”, argumentou.

Os estabelecimentos comerciais que fazem uso desse tipo de propaganda, assim como os motoristas, receberam um informe a respeito da determinação, orientando que a publicidade pode ser feita de forma gravada.

A resolução foi publicada no dia 05 de dezembro e já está em vigor, Maria Santana afirmou que os fiscais da SEMAM foram instruídos, inicialmente, apenas a informar sobre a resolução, sem multar ainda, porém, a partir de segunda-feira (17), caso a determinação da SEMAM não seja cumprida, o veículo será multado e ainda poderá ser apreendido.

 

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA SANTANA 

banner2