Geminiano está entre as 50 cidades piauienses com maior transparência das informações públicas. O levantamento feito pelo Blog Bastidores e divulgado pelo Portal 180 Graus na última terça-feira (11) analisou os 223 municípios do Estado. A pesquisa apontou ainda as 50 piores prefeituras que apresentam desatualização de dados.

O resultado revela que a atual gestão que tem a frente o prefeito Erculano Carvalho (PP) ocupa a 44ª posição no ranking das prefeituras mais transparentes. Assim, o gestor municipal tem atendido as exigências legais e cumprido com o ato da transparência, exigido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e pelo Ministério Público Estadual e Federal.

Vale ressaltar que o Guia de Implantação de Portal da Transparência da Controladoria Geral da União (CGU) estabelece que a atualização dos portais deve ser feita em “tempo real”.

“De acordo com o Decreto nº 7.185/2010, que regulamenta a LC nº 131/2009, a expressão “tempo real” significa que as informações devem estar disponíveis até o primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil no sistema adotado pelo município, sem prejuízo do desempenho e da preservação das rotinas de segurança operacional necessários ao seu pleno funcionamento”, traz o manual.

O prefeito de Geminiano, Erculano Carvalho, frisou que a transparência é um dos pilares elementares em seu governo. Para ele, o resultado só demonstra que esse é o caminho a seguir.

“Vemos esse resultado com muita alegria. Afinal buscamos sempre agir com transparência e responsabilidade, pois esse é nosso dever perante a população de Geminiano. Estamos no caminho certo e vamos trabalhar para melhorarmos ainda mais”, afirmou o gestor.

Folha Atual