Início Destaque Picos não registrava chuvas com mais de 130 mm há 15 anos,...

Picos não registrava chuvas com mais de 130 mm há 15 anos, diz técnico do INMET

banner2

A população picoense foi surpreendida na manhã de hoje pelas fortes chuvas que caíram na região. Casas ficaram alagadas, pessoas ficaram “ilhadas”, ruas foram interditadas e encostas de morros já começaram a desabar.

De acordo com o técnico do Instituto de Meteorologia de Picos (INMET), Eugênio Lopes, até as 09 horas desta terça (04) já tinha chovido 98 milímetros, entretanto, segundo ele, já é possível afirmar que essa quantidade pode ter se estendido para mais de 130 milímetros.

“Nós encerramos por volta das 09 horas a observação e já somava 98 milímetros, mas a gente estima que já choveu mais uns 30, ou 30 e poucos, portanto, o total já deve chegar a 130 mm”, informou.

O técnico afirma que Picos não registrava chuvas com mais de 100 mm há 15 anos.

“Chuva com mais de cem milímetros, nós tínhamos registrado em 2003, portanto já são 15 anos que a gente não registra uma chuva com essa intensidade. Mesmo em 2000, que foi o ano das enchentes, mas as chuvas não chegaram a cem milímetros”, disse.

Eugênio Lopes falou ainda que as chuvas na região devem durar em torno de oito dias. “São fatores ocasionais que a gente não aponta, o que a gente apontou foi que a frente fria, inclusive a nível de Nordeste, estacionou na região e que deveria chover, mas jamais nós podíamos prever que iria ocorrer uma chuva em Picos com mais de cem milímetros”, finalizou.

Imagens reproduzidas do WhatsApp

banner2