Início Destaque Geminiano: Palestra sobre prevenção do câncer de próstata marca encerramento da campanha...

Geminiano: Palestra sobre prevenção do câncer de próstata marca encerramento da campanha Novembro Azul

Na noite desta sexta-feira (30), a Prefeitura Municipal de Geminiano, através da Secretaria da Saúde, promoveu um evento que marcou o encerramento das atividades do Novembro Azul, movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina.

Com uma vasta programação, diversas ações relacionadas ao tema foram desenvolvidas no decorrer do mês. Na noite de ontem foi promovida uma palestra, proferida pelo urologista Cleiton Francisco da Silva, para centenas de homens que se deslocaram de todas as localidades do município até o Centro de Saúde Raimundo de Barros Araújo, local onde ocorreu a atividade.

Ao discursar na abertura da solenidade, o prefeito Erculano Carvalho comemorou a participação das pessoas no evento. “A campanha é muito importante para alertar os homens sobre a importância de fazer o exame preventivo. Percebemos que devido às campanhas, eles estão participando mais e buscando informações e prevenção”, destacou.

Prefeito Erculano Carvalho

O secretário de Saúde, José Genivaldo de Sousa -o GG, destacou a grande adesão dos homens geminianenses que solicitaram exames laboratoriais de Antígeno Prostático Específico, o chamado PSA, que pode avaliar através da coleta simples de sangue o diagnóstico de alterações na próstata.

Secretário de Saúde, José Genivaldo de Sousa

“A gestão do prefeito Erculano tem se dedicado e toda a equipe da Secretaria de Saúde tem se comprometido às iniciativas de prevenção e de melhoria dos serviços oferecidos à população. A campanha finaliza, mas os serviços continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde para homens com 45 anos ou mais, visando a prevenção ao câncer de próstata”, disse ele.

O urologista Cleiton Silva parabenizou a gestão pela iniciativa e os homens que compareceram em busca de informações sobre da doença. “Estão de parabéns todos que compõem a equipe, principalmente por terem conseguido o mais difícil, como eles mesmos disseram, que foi trazer essa grande quantidade de homens, mas foi uma palestra muito boa e interativa, onde muitos deles tiraram suas dúvidas”, ressaltou.

Médico urologista, Cleiton Silva

O médico lembrou ainda que graças a Campanha Novembro Azul os tabus e o preconceito vêm sendo quebrados. “O SUS assumiu essa política de fomentar a mudança de comportamento do homem em relação à sua própria saúde. Antigamente, antes de se fazer essas atividades de incentivo ao diagnóstico precoce, o câncer de próstata era uma doença altamente letal. Quando você diagnosticava o câncer de próstata, já era em estágio avançado”, pontuou.

No final foram sorteados diversos brindes para os participantes e servido um lanche ao público. O secretário GG agradeceu aos servidores da pasta pelo empenho durante toda a campanha.