Início Destaque CTA de Picos realiza atividade em alusão ao Dia Mundial de Combate...

CTA de Picos realiza atividade em alusão ao Dia Mundial de Combate ao HIV

banner2

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (30), no Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA), uma mobilização em alusão ao Dia Mundial de Combate ao HIV, celebrado anualmente no dia 1° de dezembro. A ação teve como objetivo orientar e conscientizar os pacientes sobre a doença.

Durante toda a manhã foram entregues preservativos, material educativo e ainda foram realizados exames e palestras com especialistas.

“Estamos chamando a atenção da população porque amanhã, dia primeiro de dezembro de 2018 já está com trinta anos que estamos nessa luta, nessa batalha, mas a gente teve muito avanço em relação a AIDS e HIV”, disse a coordenadora do CTA de Picos, Isabel Fontes.

De acordo com Isabel, de janeiro até novembro de 2018 foram diagnosticados 21 casos da doença, sendo 11 casos em mulheres, 9 em homens e um em gestante.

“Atualmente a gente atende nessa micro e macrorregião de Picos, e aqui a gente tem mais de 250 pacientes fazendo tratamento”, falou.

A coordenadora conta que muitas pessoas ainda têm resistência em utilizar o preservativo e fazer o exame. “ Que essas pessoas, principalmente no mês de dezembro, que é o dezembro vermelho, que eles procurem os nossos serviços para que eles estejam ouvindo as nossas palestras, as nossas orientações para eles se sensibilizarem e utilizarem o preservativo e também realizando o teste rápido, porque com o teste rápido, sendo diagnosticado, ele já inicia o tratamento”, contou.

As pessoas podem procurar o CTA para realizar os testes rápidos de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A avaliação é gratuita, qualquer pessoa pode fazer. É necessário levar o cartão do SUS e um documento de identificação para fazer o exame. O CTA disponibiliza diariamente preservativos masculinos e femininos, e também lubrificantes para a população.

Confira a entrevista

Isabel Fontes

banner2