O Lions Clube Internacional é um clube de serviço presente em mais de 200 países, hoje com mais de 1,4 milhão de associados no mundo, o clube atende causas humanitárias e realizam projetos voluntários constantemente.

Na manhã desta terça-feira (06) alunos do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tia Celeste, participaram de uma ação realizada pelo Lions Clube Picos, onde foi realizada uma triagem a fim de detectar quais alunos apresentam problemas de visão.

Para a presidente do Lions Clube de Picos, Cleidiane Bezerra, uma criança que está na fase de aprendizagem e apresenta alguma dificuldade visual, acaba atrapalhando nas atividades escolares.

 

“Que a gente possa estar encaminhando para fazer a triagem e posteriormente o diagnóstico e depois a gente vai colocar as ortis que são os óculos, através de doações e do próprio Lions, a gente vai ajudar essas crianças, nós  entendemos que as crianças que estão na fase de aprendizagem e se tiver comprometimento visual, com certeza vai ter um comprometimento na aprendizagem e a gente está em conjunto, e busca de sempre melhorar a qualidade de vida da população, principalmente crianças e a gente tem esse projeto que é grandioso e vem melhorar muito mais a rede municipal da cidade de Picos”, conta.

Segundo a presidente, a instituição pretende beneficiar mais de 400 alunos desta unidade escolar que precisem de óculos. “Essa triagem vai dar uma média de percentual entre 5 a 10%, isso varia de escola para escola, mas o objetivo é que após essa triagem, nós detectando e vamos ter uma conversa com os pais, e a gente vai dar todo o andamento para que as crianças recebam seus óculos”, conta.

Cleidiane Bezerra conta como foi feita a escolha da primeira escola beneficiada de Picos, ela informa que o projeto se estenderá para todas as escolas municipais.

“Nós fizemos um levantamento e a gente entrou em contato com a diretora para saber a disponibilidade da escola receber a equipe do Lions, hoje nós estamos aqui, a equipe está dividida em várias escolas e a gente tem que atingir todas as escolas da rede municipal durante o ano de 2018 e 2019”, disse.

A diretora da unidade, Ivete Maria de Araújo Rego, destacou sua satisfação em estar recebendo esse projeto.

“Para mim é fundamental a Escola Celeste só tem a agradecer a esse momento único, para mim é um sonho ver a necessidade dessas crianças precisando de óculos, muitos não têm condições, a gente vê que muitos alunos necessitam, então chegar uma parceria dessa e dar a possibilidade de uma criança ganhar um óculos é maravilhoso”, destacou.

Confira as entrevistas

Cleidiane Bezerra 

Ivete Maria de Araújo Rego