Início Destaque TRE de Picos realiza hoje audiência de verificação das urnas antes da...

TRE de Picos realiza hoje audiência de verificação das urnas antes da votação

Acontece hoje (23) em Picos no Tribunal Regional Eleitoral a verificação das assinaturas digitais do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect, instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral que serão utilizados no segundo turno. Hoje é o último dia para que essa fiscalização seja feita

O chefe de cartório Luís Borges explica que a certificação pode ser feita por representantes dos partidos políticos e coligações, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público e serve para verificar os dados instalados nas urnas.

“Está acontecendo neste momento a audiência de preparação das urnas, preparação, lacração e embalo das urnas para a gente distribuir antes do período de votação. Pode ser verificada a autenticidade dos programas e após a lacração, a gente faz um teste, escolhe uma das urnas para fazer teste e ocorre uma votação, tudo registrado em ata, então é essa verificação que os partidos e a população em geral podem vir constatar. […] Essa é uma auditoria que você faz para comprovar a transparência do processo, por isso que é feita a publicação do edital e qualquer pessoa pode ter acesso”, pontuou.

Hoje também é o último dia para os tribunais regionais eleitorais divulgarem na internet os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos daquele de funcionamento da junta eleitoral.

CONFIRA A ENTREVISTA COM LUÍS BORGES-