banner2

Aconteceu na manhã deste sábado (20), no Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA), uma mobilização em alusão ao Dia Nacional de Combate a Sífilis, cujo objetivo era orientar e conscientizar os pacientes sobre a doença. Durante toda a manhã foi entregue preservativos, material educativo e ainda foram realizadas palestras com especialistas.

De acordo com a coordenadora do CTA de Picos, Isabel Fontes, as ações serão voltadas para conscientizar sobre a prevenção das infecções sexualmente transmissível.

“Hoje é o Dia Nacional de Combate a Sífilis e a gente sabe que a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, ela é curável e silenciosa no início, então é por isso que é importante você realizar os testes, é importante realizar os exames”, disse.

Para a coordenadora da Associação das Profissionais do Sexo do município de Picos (Aprosep), Leonísia Ozório, ações como essas, devem ser realizadas todos os dias, para orientar a população sobre a importância de estarem realizando os exames. Ela enfatiza que as mulheres casadas também devem estar procurando o CTA para realizar os exames.

“Cada vez mais é importante a informação, para nós, cada informação é uma novidade e esse dia de combate a sífilis é muito importante para mulheres e homens, pois quem faz sexo está sujeito. Tem aquelas pessoas que banalizam, só porque é casada esquece o uso do preservativo, o mais importante é as pessoas fazerem os exames”, conta.

A mobilização contou com a presença de todos os funcionários do CTA de Picos.

CONFIRA AS ENTREVISTAS

ISABEL FONTES

LEONÍSIA OZÓRIO

banner2