Início Destaque PI terá desenvolvimento acelerado, mas respeitando meio ambiente, diz governador

PI terá desenvolvimento acelerado, mas respeitando meio ambiente, diz governador

No Dia do Piauí, o governador Wellington Dias (PT) afirmou que está sendo comemorado um aniversário de um Piauí melhor do que aquele do passado. Ele declarou que o Piauí tem problemas, mas vai acelerar o desenvolvimento do estado, mas sempre respeitando a natureza, o meio ambiente.

“É uma mensagem de esperança, é uma mensagem de amor, uma mensagem de muito trabalho. Queremos fazer o nosso trabalho com muito amor, com muita dedicação. Ter sempre a esperança como a linha que nos coloca com um planejamento de desenvolvimento de longo prazo. Isso é fundamental”, falou Wellington Dias.

Meio Norte – Qual sua mensagem para o Dia do Piauí?

Wellington Dias – É uma mensagem de esperança, é uma mensagem de amor, uma mensagem de muito trabalho. Queremos fazer o nosso trabalho com muito amor, com muita dedicação. Ter sempre a esperança como a linha que nos coloca com um planejamento de desenvolvimento de longo prazo. Isso é fundamental. Se Deus quiser, nós vamos comemorar o Dia do Piauí com um Piauí melhor do que o do ano passado. Temos problemas? Temos. Vamos superar e, se Deus quiser , acelerar mais o desenvolvimento do Piauí.

Meio Norte – Quais seus planos para o turismo no estado do Piauí neste novo mandato?

Wellington Dias – Iremos atrair novos investimentos e fazer projetos através de Parcerias Público-Privadas (PPP’s). Essas ações terão um papel importante para o desenvolvimento econômico do estado, criando condições estruturais para a instalação de grandes empreendimentos e dinamizar setores. Vamos, ainda, revitalizar e ampliar os serviços aéreos para o desenvolvimento de polos regionais melhorando, ainda, a sua infraestrutura.

Meio Norte – E os cuidados com os recursos naturais?

Wellington Dias – Propomos ações nas áreas de preservação, conservação e recuperação dos recursos naturais, assegurando a demarcação de novas unidades de conservação e a regularização ambiental das propriedades privadas. Uma inovação é a implementação do Programa ATIVO VERDE, que contribuirá para a proteção das reservas naturais do estado e a arrecadação a partir do crédito de carbono.

Meio Norte – É possível que o Piauí ganhe mais parques nacionais, como o parque serra dos matões?

Wellington Dias – A criação de parques nacionais obedece a critérios da União, mas iremos atuar junto ao Governo Federal para garantir recursos para a proteção de unidades ambientais em regiões que precisam ser preservadas.


Meio Norte –
 A arqueóloga Niede Guidon afirmou em entrevista a este jornal que o Governo do Estado tem sido um bom suporte ao parque, mesmo sendo de gerência do governo federal. Esse apoio continuará? Como?

Wellington Dias – O Governo do Estado sempre irá apoiar, no que puder, o Parque Nacional da Serra da Capivara. Sabemos que é de responsabilidade federal, mas por ser um patrimônio situado no Piauí, temos o compromisso de ajudar a melhorar sua estrutura e visitação.


Meio Norte –
 Como pretende fazer no sentido do aeroporto de São Raimundo Nonato funcionar e ampliar a oferta de turismo na região?

Wellington Dias – Tínhamos um compromisso de construir o aeroporto e cumprimos. A estrutura de lá é uma das mais bonitas e modernas do país. O aeroporto está pronto e funcionando. Contudo, ainda precisamos incrementar o número de visitantes para que os voos comerciais na região sejam efetivados. Para isso, estamos melhorando a estrutura da cidade e atuando, junto a Secretaria de Turismo, para divulgar e atrair mais turistas para a região. Além disso, buscamos parcerias com companhias aéreas, afim de criarmos condições para que elas explorem rotas passando pela cidade de São Raimundo Nonato.

Meio Norte – Falando em turismo, como proteger o cerrado piauiense?

Wellington Dias – Sabe-se que muito já foi desmatado por conta do agronegócio e não há estudos relativos a essa destruição.
O cerrado piauiense é uma riqueza para o Piauí e todo o país. É uma fonte de produção agrícola, mas também de uma grande diversidade de plantas e animais. A exploração agrícola e a preservação ambiental tem que andarem juntas para que o desenvolvimento na região não signifique a destruição da fauna e flora. Pensando nisso, possuímos um rígido trabalho da Secretaria de Meio Ambiente, no que compete a ela, na liberação de licenças ambientais para exploração de empreendimentos. Todo cuidado e análise é feito para que a preservação seja constante.

Meio Norte – O Piauí possui mais de 23 milhões de multas ambientais. Quais seus planos para coibir o desmatamento ilegal e o tráfico de animais?

Wellington Dias – A fiscalização é o grande diferencial. Precisamos coibir todo e qualquer tipo de desmatamento ilegal ou qualquer outra ação proibida por lei. Os fiscais estão espalhados por várias regiões e treinados para identificar qualquer ação suspeita. Não podemos permitir a destruição de nossas riquezas naturais. Pelo contrário, precisamos trabalhar cada vez mais para garantir sua preservação.

Meio Norte – O parque nacional das nascentes, no sul do estado, carece de estrutura para visitação. Isso está no plano para os próximos quatro anos?

Wellington Dias – Sim, já temos um planejamento para estruturar o Parque das Nascentes, em parceria com o Governo Federal, a fim de garantir um melhor acesso e infraestrutura para o visitante. Isso de forma que não prejudique e nem degrade sua preservação.