Quatro municípios dos estados de Minas Gerais, Piauí e Pará tiveram reconhecimento federal publicado na segunda-feira pelo Ministério da Integração Nacional. A medida permite que as prefeituras solicitem apoio federal para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas públicas atingidas. As informações estão disponíveis no Diário Oficial da União de hoje.

Os locais afetados por seca e estiagem foram: Simões , Jequitinhonha e Comercinho (MG). Já a população do município de Porto de Moz (PA) sofre com a Erosão Continental.

Prefeituras de localidades atingidas por desastres naturais podem solicitar apoio emergencial para ações de assistência à população em diversos órgãos do Governo Federal. O Ministério da Integração, por exemplo, destina recursos da União para iniciativas como o abastecimento de água potável pela Operação Carro-Pipa Federal e Estadual, implantação de adutoras de engate rápido, dentre outras.

Para isso, é necessário o preenchimento de um formulário disponibilizado no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após a análise dos documentos e comprovações pelas equipes técnicas do ministério, os recursos serão definidos.

Meio Norte