Início Destaque Fake News: o lado avesso da verdade

Fake News: o lado avesso da verdade

banner2

A temática e o crime de Fake News estão cada vez mais comuns na nossa sociedade. A internet nos beneficiou para agilidade de informações, mas também abriu portas para que notícias falsas sejam proliferadas no nosso dia a dia.

Para falar sobre o assunto, a equipe do Grande Jornal convidou o professor universitário Jailson Dias, formado em História e também em Jornalismo. O discente fala da importância em se evitar o compartilhamento de Fake News.

“As pessoas precisam se educar muito, muita gente está se informando exclusivamente pelo WhatsApp, nesse caso, está se informando muito mau. A primeira coisa é checar a procedência de onde vem à notícia, as pessoas compartilham muitas coisas nos grupos, você tem que ficar atento de onde vem aquela informação, se é de um site conhecido, se é de um site que tem credibilidade, renomado, de um portal que tenha referência. Você lê primeiramente aquilo, vê qual é a informação, e aí sim, você pode divulgar aquela notícia”, disse.

O advogado Glauber Silva, que também foi convidado para discutir sobre a veiculação de notícias falsas, dá detalhes de como está sendo tratado o crime pela justiça. “Várias leis e projetos estão em debate no Congresso Nacional, o marco civil da internet 2014 trata de vários direitos e deveres, lá tem algumas sanções, então você está no Facebook, ou mesmo no grupo de WhatsApp reproduzindo estes links falsos, ou imagens falsas”, pontuou.

Ainda segundo o jornalista Jailson Dias, uma gama das pessoas que compartilham informações falsas são mal intencionadas. A mensagem deixada pelos nossos entrevistados é que a sociedade tenha cuidado ao compartilhar algo, verificar a veracidade da notícia.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA-

 

Texto: Danila Azevedo

banner2