A cidade de Picos sediou na noite deste domingo (30), a 12ª Parada Cultural e da Igualdade. O evento festivo encerrou a Jornada LGBT que teve início na sexta-feira (28). A programação deste ano, que teve como tema: Seu voto, sua arma contra a LGBTFobia, contou com a participação de representantes de diversos estados brasileiros. As atrações que subiram ao palco para animar o público foi a MC Pethyne, Valéria Houston, Swing Top e DJ Eliot.

Trajeto

A parada Cultural e da Igualdade de Picos 2018 foi marcado não só pela inserção na programação de concursos de calouros e Drag Glamour, mas também pela retirada do trajeto do bairro Bomba com destino a praça Félix Pacheco com trio elétrico animado por DJ’s, Gogo Boys e Gogo Girls, marca registrada no evento desde sua primeira realização.

O motivo seria falta de recursos financeiros. A Parada 2018 foi realizada somente com recursos municipais devido a impossibilidade de receber emendas parlamentares durante o período eleitoral.

Show!

A cantora trans Valéria Houston foi uma das atrações da 12ª Parada Cultural e da Igualdade de Picos 2018. A artista é natural do Rio Grande do Sul e é reconhecida internacionalmente por seu talento e seu jeito simples de interpretar desde a Música Popular Brasileira aos mais diversos hits americanos.

Houston já participou de programas de TV e viajou para cantar em Paris após ser vencedora do Festival da Canção Francesa em 2012. Foi homenageada com o Troféu Mulher Cidadã na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul além de ser voz importante na luta pelos direitos LGBT.

Para esta edição do encontro LGBT de Picos, ela trouxe grandes sucessos internacionais que marcaram época nos anos 80. “Eu sou uma voz que sou ouvida literalmente por ser cantora e por levar o nome do Rio Grande do sul por onde eu vou, e voltar para Picos é sempre aprender com a militância daqui. Levam muito a sério o que fazem e a celebração de hoje é muito mais que uma festa, é uma afirmação de tudo o que viemos dizendo durante o ano inteiro, durante a vida inteira. Muito bom voltar sempre”, disse Valéria.

Sobre a importância de um evento como a Parada de Picos na luta a favor da causa, ela diz que é um dia que são realmente vistos de uma forma que se possa tirar a imagem negativa que a sociedade possui da comunidade LGBT.

“Com tanta cor, com tanta festa e vibração que a comunidade sempre apresenta para as pessoas, queremos mostrar que a gente é muito mais que isso, que merecemos respeito, que precisamos viver, por que as pessoas trans não vivem, sobrevivem. É justamente poder se mostrar de maneira bonita e colorida e tirar um pouco dessa imagem tão horrorosa que tem da gente”, disse.

Amor e Sexo!

Valéria Houston gravou uma participação em Amor e Sexo da Rede Globo que estreia no próximo dia 09 de outubro. A cantora estará no penúltimo programa desta temporada com o “Bi Show”, onde se apresentará ao lado de grandes nomes da música como Pablo Vitar e Daniela Mercury.

Confira o álbum de fotos!

Fabrício Sousa e Fabricia Rivas