Início Destaque Seca severa atinge 28 municípios do Piauí e 9,3% da população

Seca severa atinge 28 municípios do Piauí e 9,3% da população

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Governo Federal, aponta que pelo menos 28 municípios piauienses estão em situação de seca severa, de modo que 9,3% da população já é afetada. De acordo com o monitoramento atualizado, referente ao último mês de agosto, 303.637 pessoas estão em áreas de seca severa à excepcional no Piauí.

A situação vem exigindo por parte dos gestores atenção na adoção de projetos de convivência com a seca. Essa preocupação se difunde pelo fato de que não há previsão de chuvas significativas até o final de setembro no leste do nordeste. Em escalas intermediárias (subsazonal) não há indicações confiáveis de influência positiva ou negativa na estação chuvosa do leste do nordeste. “As condições de seca tem aumentado recentemente, sugere-se que as partes interessadas no gerenciamento e uso de água assumam um estado de atenção”, aponta o Cemaden.

De acordo com os dados, verifica-se a persistência de condição de seca (recorrência na escala de meses), principalmente em grande parte da região central do Maranhão, parte do Piauí, Alagoas e Sergipe. No entanto, ressalta-se que em relação ao mês anterior (julho), ocorreu uma expansão das condições de seca vegetativa em toda a região.

Calor aumenta risco de desertificação no Piauí

Outra preocupação direcionada aos gestores no Estado tange as altas temperaturas e o efeito delas nos municípios, um grupo de pesquisadores brasileiros, liderado por José Marengo, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), alertou para o risco de desertificação com o intenso calor, os entes estimaram os impactos das mudanças climáticas no Nordeste até o final do século, indicando para a importância de conter o aquecimento global.

O indicativo dos pesquisadores revela que regiões atualmente cobertas por vegetação típica do Cerrado, como se observa em parte do Piauí, e outros Estados como Maranhão e Bahia, podem se tornar Caatinga. Nesse sentido, até mesmo áreas de Mata Atlântica poderiam se transformar em semiáridas.

 

 

Fonte: Meio Norte