banner2

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, disponibiliza vacinas contra HPV para os adolescentes de Picos. A vacina é de rotina, ou seja, está disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município, independente das campanhas de vacinação.

A vacina é aplicada nas adolescentes do sexo feminino na idade de 9 até 14 anos e no sexo masculino na idade de 11 até 14 anos.

Nas meninas essa vacina protege contra o câncer de colo de útero e nos meninos protege contra o câncer de pênis, de ânus, de laringe e de garganta.

“Para você estar completamente imune é preciso receber duas doses da vacina. Você recebe uma dose agora e a outra no intervalo de seis meses. É muito importante tomar a vacina, pois ela é bastante eficaz, protegendo cerca de 98,8% do público alvo”, disse a Coordenadora de Imunização Valdivânia Pacheco.

Para se vacinar é preciso levar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação, caso o adolescente não tenha caderneta de vacinação do adolescente, ele pode estar levando a caderneta que usava quando era criança.

As vacinas estão disponíveis nos postos onde há sala de vacina fixa. Ao total são 10 postos, sendo eles Aerolândia, Belinha Nunes, Cecília Neri, Morada do Sol, Belo Norte, Ipueiras, Paim, Antenor Neiva, Passagem das Pedras e Junco.

Ascom

banner2