Início Editorias Cultura Picoenses participarão de campeonato nacional de karatê em Brasília

Picoenses participarão de campeonato nacional de karatê em Brasília

Três caratecas picoenses se preparam para participar do 25º Campeonato Brasileiro Interestilos CBKI de 2018 que será realizado entre os dias 07 a 09 de setembro em Brasília.

O treinador dos esportistas, Francisco Arcanjo, fala que na academia pelo menos dez caratecas estão aptos a competirem no torneio, mas por falta de apoio financeiro, apenas três irão participar, a Vanessa Costa, José Tomas e o Darlan Santos. O evento irá reunir esportistas de vários estados brasileiros e também de outros países.

Francisco Arcanjo

“Estamos nos preparando para mais um desafio, que é um campeonato de altíssimo nível, que é o Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos e Open Internacional de Karatê, envolvendo mais de 25 países aqui no Brasil. A seleção está preparada, apesar que se resumiu em três atletas que vão, que é a Vanessa Costa, José Tomas e o Darlan Santos, por causa da carência de apoio, falta de recursos financeiros, tivemos que diminuir a equipe”, contou.

O professor Arcanjo contou ainda que a Associação de Karatê de Picos (ASKAPI) possui cerca de 50 jovens que treinam a modalidade e que em torno de seis a dez caratecas participam de campeonatos. Ele justifica que a equipe nunca tem apoio suficiente para levar toda a equipe e que o número de participações dos jovens picoenses nos torneios tem diminuído cada vez mais.

Francisco Arcanjo disse ainda que para levar esses três jovens para Brasília, solicitou apoio da Prefeitura de Picos e aguarda resposta.

“Estamos passando por um momento difícil na questão de apoio financeiro, patrocínio. Nós temos alguns parceiros que estão nos apoiando, os parceiros de sempre […]. A parte do Poder Público Municipal, eu já solicitei, já levei o projeto para o secretário de Esporte, o ofício, solicitei mais uma vez o apoio para essa viagem, para esse campeonato em Brasília e estamos aguardando resposta. Vamos torcer para que dê certo e eles nos patrocine e nos apoie”, pontuou.

O professor falou sobre a preparação dos caratecas. “Esses três que vão estão bem preparados fisicamente, bem condicionados, treinam aqui de segunda a sábado, uma hora, uma hora e meia de treino, já é em prol de conseguir um título inédito para a cidade de Picos”, destacou.

Para conhecer, ou até mesmo integrar-se ao projeto, o empresário ou instituição pode estar visitando a sede da Associação de Karatê de Picos fica localizada na Avenida Severo Eulálio, no posto rede BB, ou através do telefone (89) 9 9979-9525.

CONFIRA A ENTREVISTA DE FRANCISCO ARCANJO-