Início Destaque Ministério garante recurso para equipamentos de cirurgia do HGV

Ministério garante recurso para equipamentos de cirurgia do HGV

Um sonho de quase uma década agora se aproxima da concretização. O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, vai receber equipamentos para a realização de cirurgias cardíacas, suprindo a demanda para esse tipo de procedimento no Piauí, cuja fila de espera soma mais de 100 pacientes.

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) esteve, nesta quarta-feira (25), no ministério da Saúde, onde participou da assinatura da nota de empenho para aquisição dos aparelhos por parte do hospital. Estão garantidos R$ 3,7 milhões para a compra do material.

Com isso, o Piauí ganha uma nova opção para a realização desse tipo de procedimento, que é feito atualmente apenas no Hospital Universitário. Ciro explicou que já há 9 anos o HGV conta com estrutura e espaço destinados às cirurgias cardíacas, mas não possui os equipamentos necessários.

Diante desse quadro, o senador visitou o hospital e, posteriormente, se reuniu com o ministro Gilberto Occhi para solicitar a liberação de recursos para a aquisição desses aparelhos, que agora estão garantidos. Serão 215 equipamentos para o centro cirúrgico e o cuidado intensivo do hospital. Atualmente, há pacientes que já estão há mais de 3 meses na fila de espera.

“Já colocamos muitos recursos para o estado, mas nada me emocionou tanto quanto essa liberação. Fico muito feliz de podermos garantir mais essa conquista para a saúde no Piauí”, comemorou Ciro.

A diretora do HGV, Fátima Garcêz, também esteve presente na assinatura e agradeceu ao ministro e ao senador pela rápida atuação para solucionar essa demanda. “Só quem está lá sabe o sofrimento desses pacientes que precisam que esse serviço funcione. Muito obrigado por essa sensibilidade e pela rapidez. Estivemos aqui pela primeira vez em maio e já tivemos nossa demanda atendida”, afirmou.

O presidente da Fundação de Saúde do Estado do Piauí, Rafael Neiva, que participou da reunião, afirmou que é difícil até mesmo mensurar o tamanho do benefício que esses equipamentos trarão para o estado. “Hoje isso é, sem dúvidas, um marco para o Piauí”, ressaltou.

Cidade Verde