Algumas instituições de ensino superior como a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Federal do Piauí (Ufpi) firmaram convênio com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A proposta é reconhecer o tempo de serviço prestado à Justiça Eleitoral como atividade extracurricular. No Piauí deverão ser convocados 40.076 mesários. Desse total 6.696 (17%) deverão atuar na capital.

O mesário conta com a garantia de alguns benefícios como dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral. O exercício das atividades de mesário será considerado como critério de desempate em concurso público (desde que haja previsão no Edital).

Quanto aos servidores públicos, o exercício das atividades de mesário será considerado como critério de desempate, em caso de promoção.

Para se cadastrar como mesário voluntário, o interessado deve acessar o formulário disponibilizado no site do TRE ou procurar diretamente o seu cartório eleitoral. Após preencher a ficha, a pessoa deve aguardar o contato do Juiz Eleitoral da Zona na qual é inscrito como eleitor.

Vi Agora