Início Destaque Pré-candidata ao governo pelo PSOL visita região de Picos

Pré-candidata ao governo pelo PSOL visita região de Picos

A professora Maria Sueli Rodrigues, pré-candidata do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ao governo do Estado do Piauí, esteve visitando a região de Picos neste final de semana. Acompanhada do pré-candidato ao senado pela legenda, o ex-deputado Jesus Rodrigues.

A pré-candidata cumpriu uma extensa agenda, que começou na sexta-feira (13) pelo município modelo, cidade onde ela trabalhou por dois anos. Em seguida, Sueli e Jesus Rodrigues participaram, na cidade de Geminiano, da solenidade de pré-lançamento da candidatura do servidor público, Edmundo Galvão, à Câmara Federal pelo partido. No sábado a pré-candidata participou da 14ª Romaria da Terra em Paulistana.

Bastante entusiasmada com a pré-campanha, Sueli disse ao portal Grande Picos, que está motivada para a disputa e justificou o que lhe levou a aceitar o convite do partido. “Na verdade, a decisão foi por conta da crise política que a gente está vivendo. Eu considero que a principal crise é a de representatividade, temos um congresso que não representa a população brasileira, é só olhar o quantitativo de mulheres, negros e indígena a gente identifica”, disse ela.

A professora fez críticas ao processo que culminou com o Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). “Nós temos a crise do golpe, teve a primeira e única mulher presidenta eleita que sofreu um golpe parlamentar e confirmado pelo poder judiciário. Então eu acho que essa crise coloca como alternativa para a sociedade inteira para enfrentar o desafio, principalmente de fazer educação política”, ressaltou.

A pré-candidata afirmou que a construção de sua candidatura terá como prioridade o trabalho com os movimentos sociais. “Será uma campanha que a gente tem chamado campanha movimento, no sentido de discutir a importância da política na nossa vida e principalmente que agente discuta o poder do voto”, pontou.

Segundo a militante, a receptividade tem sido satisfatória nas regiões já visitadas. “Ás candidaturas de esquerda, elas sempre são desafiantes, mas diante da falta de ânimo da população em discutir política, chega a ser surpreendente”, concluiu.

Maria Sueli Rodrigues de Sousa é advogada, professora de Direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui graduação em Ciências Sociais pela mesma instituição e em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI e é doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília.