Mesmo com a contínua redução no número de casos de dengue, zika e chikungunya, dados da pesquisa entomológica do mosquito Aedes aegypti apontam que alguns municípios estão com alta infestação do vetor e têm risco para ocorrência de surto dessas doenças. A pesquisa, realizada no mês de maio pelos municípios, foi apresentada nesta quinta-feira (28), pela Sala de Controle à Arboviroses, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Segundo o boletim da 25ª Semana Epidemiológica, houve uma redução de 92,3% dos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2017, aonde foram notificados 3.714 de casos prováveis e este ano foram 285. Os casos de dengue também reduziram: ano passado houve 4.206 e em 2018, 1.206 casos notificados, representando uma redução de 70,5%.

A redução dos casos demonstra que as ações em conjunto com a população estão dando resultado, como diz o supervisor da Vigilância em Saúde, Antônio Manoel. Ele alerta, no entanto, que os municípios devem manter a vigilância, pois dados da pesquisa apontam que 19 municípios do Piauí estão com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4%, ou seja, alta infestação com risco para ocorrência de surto de arboviroses. Em estado de alerta, IIP de 1% a 3,9%, estão 65 municípios e 131 estão com o IIP satisfatório, menos de 1% de infestação.

Os dados da pesquisa entomológica são coletados pelos agentes de endemias nas residências, que verificam se há focos do mosquito no local. Após esse trabalho de campo, as Secretarias Municipais de Saúde alimentam o sistema de informações Liraa-LIA do Ministério da Saúde.

O supervisor da Vigilância em Saúde também alerta que o índice demonstra a quantidade de mosquitos Aedes aegypti no município, mas que mesmo os que estão em nível satisfatório devem se manter alerta. “Há, sim, a possibilidade de surto de dengue mesmo com os dados apontando satisfatórios para o índice de infestação, por isso, os municípios devem manter as ações de controle e mobilizar a população”, diz Antônio Manoel.

Além disso, o sistema aponta que nove municípios não realizaram ou não informaram ao sistema os dados da pesquisa entomológica. “Esses dados servem para que tomemos medidas mais efetivas em regiões com maior risco, precisamos desses dados para nortear nosso trabalho. Se um município não notifica sua realidade, ele acaba prejudicando sua população”, alerta Manoel.

Os municípios com risco são:

Alagoinha do Piauí
Alvorada do Gurguéia
Belém do Piauí
Betânia do Piauí
Bom Princípio do Piauí
Buriti dos Montes
Caldeirão Grande do Piauí
Campinas do Piauí
Caridade do Piauí
Demerval Lobão
Francisco Macedo
Francisco Santos
Gilbués
Júlio Borges
Jurema
Milton Brandão
Pio IX
Santana do Piauí
Simões

Cidade Verde