A 6ª edição da Picos Pro Race promete ser a maior da história da prova. A edição 2018 de um dos principais eventos de ciclismo maratona do Norte e Nordeste do Brasil já tem 600 inscritos e prorrogou até sexta o prazo para confirmação de novos competidores. A Picos Pro Race será válida como etapa dos rankings piauiense e brasileiro de ciclismo e acontece no dia 1º de julho, em Picos, no Centro-Sul do Piauí.

De acordo com informações divulgadas pela organização da prova, largada e chegada acontecem no Piauí Shopping, na Cidade do Mel, e o percurso contempla cidades como Santana e São João do Piauí, além de comunidades da região.

Para os competidores inscritos nas categorias que disputam pontos no ranking estadual e nacional, o percurso será de 92 km. Contudo, a novidade deste ano é a inclusão da categoria Light com percurso de 22 km. As tradicionais categorias Turismo (masculino e feminino), Júnior e Juvenil terão 36 km.

OS PERCURSOS

Após a largada em Picos, os competidores seguem para a localidade Cristovinho, de onde partem para a localidade Curralinho II, até chegar no Curralinho I, onde haverá a divisão do percurso. Deste ponto, as categorias Sport e Light desbravam subidas e retornam por trilha no sentido de Picos.

A categoria Turismo ou Sport terá, além dos atletas amadores, Júnior e Juvenil, a inclusão da E-Bike, somente para as bikes elétricas.

DETALHES POR CATEGORIA

Light – 22 km de percurso. Os campeões também participarão da premiação com pódio com troféu do 1º ao 5º colocado.

Turismo (Sport) – 36 km de percurso. Altimetria considerável (500m), com muitas subidas e descidas, com percurso igual para todas as categorias até os 10,5 km iniciais. Alguns trechos travados, percurso com variedade de terreno e duas grandes subidas, como a Subida da Serra de Fátima, no Km 22 a Km 25 de prova, após o povoado Coroatá, longa e desgastante.

PRO – 92 km. Pedalável, com bastantes subidas, mas bem distribuídas ao longo de toda maratona, com muitos single-tracks. Os pontos altos são passagens por quatro serras. A primeira serra será o Tanque II, curta com 1,5 km. Depois terá single-track em floresta, estradões da Serra do Tanque, até a descida para o município de Santana do Piauí, bastante perigosa, pois imprime uma velocidade alta e possui várias erosões, nas quais o atleta precisa redobrar a atenção.

Em Santana do Piauí, haverá a primeira ZAT (Zona de Apoio Técnico). Depois vem a subida da Serra do Buriti, por volta do Km 30, seguida de mais single-track até o povoado Atalho, no município de São José do Piauí, com uma descida perigosa no Km 45.

Após o Povoado Atalho, os atletas encaram a terceira subida do percurso no Km 50. Em seguida, vem a Serra do Barro, com uma descida em Santana do Piauí, passando por povoados, como o Lagoa dos Marcelinos e volta ao centro de Santana do Piauí novamente, onde há a ZAT2. De Santana, os atletas encaram a Subida do S, aproximadamente no km 70, subida curta e íngreme, seguindo para o povoado Coroatá, onde surge a última subida, na Serra de Fátima, no Km 78. Depois, a prova tem mais descidas pelo Povoado Três Potes até Curralinho, finalizando na arena do Piauí Shopping.

Globo Esporte