banner2

Para garantir a segurança e a transparência do processo eleitoral, a Justiça Eleitoral do Piauí realiza entre os dias 9 de maio a 22 de junho, o 5º Simulado Nacional de Hardware. O objetivo é identificar falhas persistentes e registrá-las para permitir a análise posterior de suas causas e a identificação de possíveis soluções a tempo das Eleições 2018.

Serão realizados testes dos componentes eletrônicos de, no mínimo, 610 urnas nos modelos 2008, 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015, conforme determinação do TSE.

As atividades de testes ocorrerão na sala de treinamento, na sede do TRE-PI, sob a fiscalização da Coordenadoria de Eleições Informatizadas e da Seção de Voto Informatizado (COELEI/SEVIN), unidades que compõem a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) deste Tribunal.

A ideia do simulado surgiu nas eleições anteriores ao pleito de 2014, quando houve registros de problemas de hardware que ocorreram em decorrência de inúmeras causas, como alta umidade do ar, amplitude térmica de armazenamento, incompatibilidade de velocidade entre dispositivos, dentre outros. Essas falhas não são facilmente detectadas em testes de pequena escala.

Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI.

banner2