Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM), realizou durante a manhã desta quinta-feira (14), no Sest Senat, várias atividades educativas, mesa redonda e palestras para discutir temáticas voltadas para a preservação do meio ambiente. Durante a programação foi divulgado os nomes dos vencedores do concurso de fotografia e reportagem.

De acordo com o secretário da pasta, Filomeno Portela, essas atividades são de fundamental importância para conscientizar a população para a preservação do meio ambiente.

“Tivemos várias inscrições e vamos explicar ao público presente o que é o meio ambiente e o que devemos fazer para preservá-lo. É função da Secretaria do Meio Ambiente educar antes de punir, enquanto estiver recursos vamos educar”, resumiu.

Na ocasião, Filomeno comentou sobre a limpeza que será feito no Rio Guaribas. “Nós temos a continuação da ponte da BR até o Umari que é divisa, nós temos que terminar de limpar e limpando aquela parte nós vamos vir e afundar o leito do rio, e tirando aquele aterro que hoje o rio se encontra, raso. Nós passaremos a plantar as margens do rio aquelas arvores que é ciliar, que é nativa e natural do Rio Guaribas”, disse.

A educadora Ambiental, Ruthy Costa, destacou o objetivo do evento. “ A proposta do evento, que já realizamos a mais de dez anos, é justamente com a intenção de despertar o senso crítico e a consciência ambiental da sociedade de uma forma geral, então nesses eventos a gente sempre busca discutir temáticas ambientais que fazem parte da realidade do nosso município da nossa região para trazer as pessoas”, explicou.

Dentre as atividades foram revelados os nomes dos vencedores do concurso de fotografia e reportagem.

Reportagem

1ª lugar: Jailson Dias de Oliveira

Tema: Praças públicas de Picos: de espaço de sociabilidade a problemas urbanos

2ª lugar: Isael de Sousa Pereira

Tema: Retirada de trailers das praças públicas de Picos dará nova cara para o centro da cidade

Fotografia

1ª Guilherme dos Santos Alves

Tema: Tapagem de Santo Inácio: Queda d´água do Rio Canindé

2ª Mateus Milton da Silva

Tema: Em busca de água no Sertão Piauiense

FILOMENO PORTELA-

RUTHY COSTA-