Início Destaque Piauí tem surto de H1N1, afirma secretário de Saúde

Piauí tem surto de H1N1, afirma secretário de Saúde

banner2

A população do Piauí está vivendo um momento de pânico em relação ao vírus da gripe H1N1. Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde foram registrados quatro mortes causadas e 62 casos de pessoas acometidas. “Nós estamos vivendo um surto da doença e não uma epidemia”, esclarece Florentino Neto.

De acordo com o secretário, o Piauí ainda está aguardando o Ministério da Saúde enviar mais lotes de vacina residual. “A questão é que o fornecedor das vacinas não tinha toda a quantidade para distribuição, então o Ministério da Saúde dividiu em sete lotes, ainda faltam receber dois deles. Mas já foram distribuídas 500 mil doses em todo o Piauí, sendo 213 mil só em Teresina”, explica.

Florentino explica que o Ministério da Saúde é responsável em adquirir as vacinas, a Secretaria de Saúde do Estado faz a logística de distribuição e a Fundação Municipal compete à administração das vacinas. “A aplicação da vacina cabe aos profissionais de saúde do município, então se a Unidade Básica de Saúde não tiver a vacina eu oriento a pessoa aguardar ou dialogar com admiração da UBS para pegar mais informações, pois a meta é que até dia 1 de junho todo o público alvo receba a vacina”.

Investimentos na Saúde do Piauí

Florentino Neto apontou os investimentos feitos nesse um ano de gestão e de programas como Renova Saúde “Através do Renova Saúde investimos 12 milhões em equipamentos de última geração para os hospitais regionais, só na primeira fase. Agora estamos equipando as Unidades Básicas de Saúde para melhorar cada vez mais nosso sistema de atendimento. É a maior iniciativa de saúde que o estado já viu”.

Portal AZ

banner2