O número de denúncias de abuso sexual em Picos, até o final do mês de abril deste ano, é superior a todo registro de 2017, é o que afirma o presidente do Conselho Tutelar de Picos, Raimundo Nonato.

Em entrevista ao Grande Jornal na manhã desta quarta-feira (09), Raimundo Nonato falou que desde o início do ano, a quantidade de casos que chega ao conselho, é assustadora.

“Na cidade de Picos tem aumentado muito, principalmente nesse ano de 2018. Eu estava fazendo um levantamento com meus colegas do Conselho Tutelar, onde os nossos casos, referente ao quarto trimestre, que a gente já vai chegando ao quinto mês, já está superando, quase o total de números de casos do ano passado”, relatou Raimundo Nonato.

O presidente do órgão disse também que a maioria dos casos de abuso sexual contra menores, é praticada por pessoas próximas ou mesmo familiares. Segundo ele, o Conselho Tutelar está recebendo diariamente denúncias referentes a tentativas de aliciamento e abusos sexuais.

Na oportunidade, o representante do conselho falou dos cuidados que os pais ou responsáveis devem ter com as crianças e adolescentes. Segundo ele, é necessário estar atento a qualquer mudança de comportamento do menor.

Denúncias relativas à exploração sexual infantil podem ser feitas de forma sigilosa pelo “Disque 100”, que é é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da SPDCA/SDH. Ou na sede do conselho de Picos, que agora funciona em novo endereço, na Rua Monsenhor Hipólito, número 230, em frente ao Picoense Clube.

18 de Maio

O Conselho Tutelar de Picos, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, está articulando atividades para serem desenvolvidas na data que representa o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de Maio.