Início Destaque Carro-pipa volta a fazer abastecimento de água em Picos após 60 dias...

Carro-pipa volta a fazer abastecimento de água em Picos após 60 dias de suspensão

Sete localidades da zona rural de Picos dependem da operação para receber abastecimento hídrico

A Operação Carro-Pipa foi reestabelecida nesta terça-feira (08) na zona rural de Picos. A ação havia sido interrompida no dia 25 de fevereiro deste ano por conta da grande quantidade de chuvas que a região recebeu.

São 150 carradas de água mensais para Picos, que atende a seis localidades da zona rural, sendo elas, Carnaíbas I e II, Mocambo, Costaneira, Serra dos Pereiros, Serra do Tanque e Chapada do Fio.

O projeto do Governo Federal distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem. O ato é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Oliveiro Luz, disse que o programa foi interrompido por 60 dias devido à quantidade de chuvas que caíram na região, enchendo as cisternas das residências.

“Como o inverno terminou, então fizemos um levantamento nas áreas que serão atendidas novamente e vamos continuar a partir de hoje com a Operação Carro Pipa. […] Nós vamos atender por pelo menos dois meses, maio e junho. Quando for em junho, vai haver novos cadastramentos para ver se precisa novamente [continuar com a operação], mas eu acredito que sim”, acrescentou Oliveiro Luz.

O coordenador falou ainda de um projeto que está sendo feito com o objetivo de colocar uma caixa d’água na localidade Mocambo, para que os moradores não dependam do carro-pipa.  Ele fala que a necessidade da perfuração de poços nas localidades rurais do município é muito grande, pois amenizaria a situação que muitas famílias enfrentam atualmente, tendo que sobreviver com uma quantidade muito pequena de água.

CONFIRA O ÁUDIO DE OLIVEIRO LUZ-