Início Destaque PANORAMA: Padre Walmir abraça “força oculta” e deixa o PT na mão

PANORAMA: Padre Walmir abraça “força oculta” e deixa o PT na mão

banner2
Estranhas forças agem na política estadual

A fidelidade foi embora
O prefeito Walmir Lima (PT) confirmou esta semana o que até o mais ingênuo dos petistas já sabia: o gestor apoiará o deputado estadual Severo Eulálio (MDB) nas eleições de outubro – o parlamentar tenta renovar seu mandato na Assembleia Legislativa do Piauí. Segundo um emedebista local, o prefeito tem motivos para não deixar de atender um chamado da “força oculta” da política piauiense. Resta saber que motivos são esses.

Como ficam os companheiros?
Com o anúncio feito pelo prefeito, a pergunta agora é como se comportarão os petistas picoenses: Será que abraçarão a candidatura do vereador Wellington Dantas a uma das cadeiras da ALEPI e mostrarão a densidade eleitoral da legenda na cidade, ou será que irão fracionar os votos entre outros candidatos da sigla?

Wellington Dantas também luta por vaga na Alepi – Foto: Reprodução

Boca calada não revela crise
Comenta-se que dois políticos picoenses pertencentes a uma importante legenda que dá apoio à gestão do prefeito Walmir Lima (PT) foram proibidos pela cúpula da sigla de emitirem opinião pública sobre a administração. Dizem que a cartilha ainda reza que ambos tomem muita distância dos jornalistas. Pelo visto, os dois passaram de líderes para liderados. Segundo um dos articuladores do grupo, é como diz a letra de uma famosa música da banda Aviões do Forró: “Quem muito fala, muito erra”.

Arranca rabo a vista
Corre aos quatro cantos da cidade que muito em breve será necessário o prefeito Walmir Lima (PT) construir um octógono no prédio da Prefeitura de Picos, pois, segundo os comentários, dois grupos da base aliada irão promover lutas eletrizantes nos próximos meses. E com a recente declaração do prefeito em apoio à campanha de Severo Eulálio, as batalhas irão ficar ainda mais emocionantes. Agora é esperar e procurar o melhor lugar para assistir.

Será que vinga?
O deputado Pablo Santos (MDB) confirmou que está buscando o apoio do ex-prefeito Abel de Barros Araújo para sua campanha de reeleição a ALEPI. O parlamentar disse que os entendimentos estão sendo construídos e, segundo uma fonte deste colunista, caso a parceria seja selada, haverá compromisso para o próximo pleito municipal. Será que vem sangue novo por aí?

Deputado estadual Pablo Santos – Foto: Reprodução

Provocado
Faltando sete meses para a eleição na OAB/PI SUBSEÇÃO PICOS, o grupo de oposição já começa a se movimentar. De acordo com um militante da entidade, há uma tendência entre os oposicionistas de tentarem convencer o procurador geral do município, Maycon Luz, a ir para a disputa. Mas caso Maycon Luz aceite o desafio e vença a peleja, certamente terá de deixar o cargo na gestão municipal. Será que ele estaria disposto a descer as escadas do Palácio Coelho Rodrigues?

Reforço
A deputada Belê Medeiros (PP) ganhou mais um reforço na sua empreitada em busca da reconquista de um mandato na Assembleia Legislativa do Piauí. Trata-se do vereador Antonio Afonso Guimarães Júnior, o Afonsinho (PP), parlamentar que vem se destacando por sua atuação na Câmara Municipal e ainda conta com o apoio do ex-vereador Antonio Afonso, seu pai, detentor de vários mandatos no legislativo picoense. Literalmente falando, Afonsinho é mesmo um reforço de peso.

Deputada Belê Medeiros – Foto: Reprodução

Sem arrodeio
O presidente estadual do Partido Progressista (PP-PI), deputado Júlio Arcoverde, disse que não tem meio termo na composição da chapa proporcional para a reeleição do governador Wellington Dias (PT), ou seja, caso o partido do governador entre na coligação com os partidos maiores, os progressistas sairão sozinhos na caça ao voto.

Lembrados
Pela primeira vez na história da cidade de Picos, a Câmara Municipal promoveu uma homenagem aos profissionais da imprensa. O autor do requerimento foi o vereador Simão Carvalho (PSD). O evento contou com jornalistas e comunicadores da atualidade, além da turma da velha guarda e de acadêmicos da área. Durante a sessão solene, muitos fatos pitorescos foram relembrados.

Jornalistas recebem homenagem da Câmara de Picos – Foto: Reprodução

A Coluna Panorama é assinada pelo jornalista Assis Santos, formado em Rádio e TV pelo Instituto ComRadio do Brasil e Coordenador do Departamento de Jornalismo do Sistema de Comunicação de Picos – SCP

banner2