A Polícia Civil do Estado prendeu, na noite desta sexta-feira (13), um homem suspeito de integrar uma quadrilha de assalto a bancos com atuação no Piauí. Fernando Machado Vasconcelos, conhecido como Geleia, vinha de Pernambuco quando foi surpreendido pela polícia em Demerval Lobão. Além dele foram presos Fábio Mendes Gonçalves Cordeiro e Isis Maria Barros de Araujo

Com “Geleia” foram apreendidas 130 bananas de dinamite. Segundo a polícia, ele é considerado um dos maiores assaltantes de bancos com atuação no Piauí e Maranhão, com vários mandados de prisão em aberto, tendo participado de mais de dez roubos e explosões a bancos de dezembro do ano passado até agora.

“Geleia” era procurado desde junho do ano passado, quandoum casal suspeito de integrar o Novo Cangaço, organização criminosa especializada em roubo a banco, foi preso em uma residência em Teresina. Com a prisão, a Polícia do Piauí conseguiu impedir assalto a uma agência bancária no interior do Estado. Na residência foi encontrado o documento de identidade dele.

De acordo com a polícia, o bando é especializado em assalto a banco, mas se utiliza do tráfico de drogas como atividade intercalada para financiar roubos a instituições financeiras.

O ‘Novo Cangaço’, remete à famosa quadrilha de Lampião, em meados do século 18. O modus operandi dos “novos cangaceiros” tem semelhança com o velho cangaço. Este, não raro, fazia uso de reféns; o bando também era grande, de 10 a 15 membros; e preferia atacar pequenas cidades.

Motorizados, armados de fuzis e pistolas, os “cangaceiros” modernos sitiam os municípios. A ação acontece sempre da mesma forma. Um grupo segue até o destacamento da Polícia Militar e criva de balas as paredes do prédio e as viaturas no local. Enquanto isso, outra parte da quadrilha explode a agência bancária.

 

 

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com