Um homem foi preso por porte ilegal de munição restrita das forças armadas, na manhã de terça-feira (13) na cidade de Sussuapara, a 320 km de Teresina, durante uma investigação da Polícia Civil contra o crime de agiotagem, prática de emprestar dinheiro fora do sistema financeiro. Os policiais encontraram ainda diversos documentos de possíveis vítimas da agiotagem na casa do suspeito, identificado como José Edivan de Sousa

A investigação partiu de uma denúncia feita à delegacia da cidade de Picos, de que José Edivan estaria praticando agiotagem e usando as armas para ameaçar de morte as pessoas que não quitassem os débitos. Com base na denúncia, a delegacia solicitou à Justiça um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito.

No local foram encontradas as duas espingardas calibre 12 e 36, e mais de 40 munições de calibre 12 e 36, para as espingardas, e de calibre 44, para pistola de uso restrito das forças armadas. Edvan foi preso por porte ilegal de munição de uso restrito.

Foram encontrados ainda documentos de diversas pessoas, possivelmente vítimas da prática de agiotagem. Segundo o delegado Jonatas Félix, a investigação continua para confirmar a prática de agiotagem. A Polícia tem cerca de trinta dias para concluir o inquérito e encaminhar para a Justiça.

G1