Início Destaque CAPS AD de Picos promove alusão festiva ao dia Internacional da Mulher

CAPS AD de Picos promove alusão festiva ao dia Internacional da Mulher

Foram desenvolvidas atividades educativas e de beleza.

O Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Picos promove uma manhã alusiva ao dia Internacional da Mulher (08) de março. A terapeuta ocupacional do CAPS AD Gekeyla Nogueira destaca a importância de estarem sempre incluindo em suas atividades datas comemorativas, como o dia Internacional da Mulher.

(Comemoração do dia da Mulher No CAPS AD – Foto: Isael Pereira)

“Hoje em alusão ao dia Internacional da Mulher, oito de março, nós não poderíamos deixar de estar trabalhando e enfatizando essa data junto com nossas usuárias, procuramos através desses marcos históricos estar trazendo para elas esse conhecimento cultural, como é o dia de hoje, explicando para elas o ‘porquê’ desse dia, as batalhas e conquistas”, destaca a terapeuta ocupacional.

(Gekeyla Nogueira, Terapeuta Ocupacional – Foto: Andressa Cristina)

A manhã foi voltada pra o desenvolvimento de atividades educativas e informativas, como palestras e também momentos de beleza para as pacientes.

(Comemoração do dia da Mulher No CAPS AD – Foto: Isael Pereira)

“Elas estão tendo a oportunidade de receber orientações voltadas para a Lei Maria da Penha, que ela venha a contribuir dentro dessa igualdade para a mulher através de uma palestra educativa que aborde a importância dessa lei”, ressaltou Gekeyla Nogueira.

“Entre outras atividades, temos o momento de beleza, onde elas têm direito a maquiagens, escovar o cabelo, fazer as unhas, pinturas, uma manhã diferente”.

(Comemoração do dia da Mulher No CAPS AD – Foto: Isael Pereira)

Gekeyla Nogueira ainda fala da importância do trabalho que o CAPS AD realiza com as mulheres picoenses que são dependentes químicas.

“Percebemos cada vez mais uma incidência na dependência química do público feminino, então a gente percebe que o perfil das mulheres dependentes, seja do álcool ou das drogas, está cada vez maior na cidade de Picos, acredito que o CAPS AD, traz uma contribuição e busca fazer esse trabalho preventivo, educativo e de tratamento”, completou a terapeuta ocupacional.

Durante a manhã comemorativa, familiares dos pacientes do CAPS AD também puderam acompanhar todas as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, junto com os pacientes.

“A família participa desse momento de entretenimento, onde eles estarem acompanhando e participando dessas atividades, favorecendo a esses usuários a permanência cada vez mais solidificada em sua abstinência, estão provocando essa ajuda, junto com a instituição na redução de danos com esses pacientes na dependência química” ponderou Gekeyla Nogueira.

(Comemoração do dia da Mulher No CAPS AD – Foto: Isael Pereira)

O CAPS AD de Picos conta com 25 mulheres em tratamento, que estão distribuídas entre os tratamentos intensivos, semi-intensivos e não intensivos. Dentro do tratamento intensivo, o paciente precisa vir todos os dias à instituição, o CAPS AD conta com 6 mulheres internadas.

A terapeuta ocupacional deixou uma mensagem desejando a todas as mulheres picoenses um feliz Dia da Mulher, parabenizando elas por serem guerreiras e lutadoras.
“Quero parabenizar todas essas mulheres que buscam, através de seus sonhos, realizar realmente os seus ideais, nós que somos geradoras de vidas e somos capazes de fazer mudanças e a diferença”, finalizou Gekeyla Nogueira.

(Comemoração do dia da Mulher No CAPS AD – Foto: Isael Pereira)